policiaA eleição deste ano contará com efetivo 11% menor no número de policiais no interior do estado e Região Metropolitana do Recife. Ao todo, serão 13.056 policiais militares e civis. Os dados foram repassados pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, na manhã desta quinta-feira (29), durante coletiva de imprensa na sede da pasta.

Apesar da queda no quantitativo de policiais, ele alega que haverá uma melhor logística. Serão 12.111 PMs e 945 policiais civis. Os delegados irão trabalhar em regime de plantão, das 8h às 20h no dia. Já o reforço da Polícia Federal nas equipes de investigação de crimes eleitorais busca acelerar os pedidos emitidos por juízes durante o pleito. Entre os casos na mira da PF estão a compra e venda de voto, a “boca de urna” e o transporte irregular de eleitores.

Veja também:   Quadrilha age durante 'quebra da rapadura'

Nesta manhã, 300 PMs seguiram rumo ao Sertão do estado. Outros 700 estão previstos para viajarem para cidades do Agreste e da Zona da Mata pernambucana na sexta-feira (30). Ao todo, o efetivo vai atuar em 3.302 pontos de votação. “Estudamos os últimos pleitos e há locais com maiores incidências de ocorrências e outros não. É natural que num planejamento você dimensione os meios com maiores problemas”, destacou Alessandro Carvalho ao mencionar que os últimos acontecimentos criminais durante atos políticos e contra candidatos.

Veja também:   Tássio Bezerra inaugura mais uma escola e dispara: 'tá na cara que a cidade vem mudando para melhor'

Quanto à comercialização de bebidas alcoólicas, a liberação segue neste ano. De acordo com o titular da SDS, a fiscalização acabava prejudicando o policiamento. “Porém, se o juiz eleitoral determinar no dia que é necessário essa proibição nós cumpriremos sua decisão”, completou.

TRE

O Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria de Defesa Social vão trabalhar juntos, numa sala de gerenciamento de segurança, no bairro de São José até o fim da apuração dos votos. Pela primeira vez, um juiz eleitoral não acumulará uma cidade e um distrito. Ao todo, serão 151 juízes nas cidades sedes e 64 nas cidades termos, como são chamados os distritos.

Veja também:   Corpo é encontrado com marcas de tiros em cima de moto no Agreste de Pernambuco

“Antes, o juiz era responsável por dois municípios, uma sede e um termo. Então, o presidente do TRE mandou outro juiz eleitoral para o termo. Assim, ele auxilia também a apuração daquelas eleições”, explicou o assessor da presidência do TRE, Henrique Melo.

Disque Eleitor

O TRE-PE disponibiliza um serviço para o eleitor saber seu local de votação. Telefonando para o Disque Eleitor, com número 3194-9400, a qualquer hora do dia ou da noite, o serviço automático informa, além do local de votação, locais de justificativa de ausência, documentos necessários para votar e como tirar certidões.