presidio

Presos realizaram abate dos gatos na Barreto Campelo (Foto: João Carvalho/Sindasp)

Detentos da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR), abateram gatos para realizar um churrasco no interior da unidade prisional no último domingo (10). O evento aconteceu no mesmo fim de semana em que um detento foi morto dentro do presídio.

De acordo com o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Pernambuco (Sindasp-PE), a ação aconteceu em um dia de visita, em um local inacessível aos agentes penitenciários. Os corpos dos gatos foram pendurados numa área externa do pavilhão dos presos, com o auxílio de fios.

Por meio de nota, a Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres) informou que o detento responsável pela ação foi identificado e levado à Delegacia de Itamaracá para providências cabíveis. Através de fotos divulgadas pelo Sindasp, no entanto, é possível ver as peles dos animais retiradas e uma série de detentos acompanhando o abate dos felinos.

O presidente do Sindasp, João Carvalho, acredita que os gatos foram jogados por cima do muro já que, das nove guaritas do presídio, apenas três estariam ativadas. Na nota, a Seres não informa como os gatos chegaram à unidade prisional. A pasta também não indica se será tomada alguma medida para evitar a reincidência do fato.

Do G1 Pernambuco