Do Blog do Fera / JC Online

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser consultadas pelos candidatos que realizaram as provas em novembro do ano passado. Basta acessar o site do exame e informar CPF e senha cadastradas no momento da inscrição. Em cinco minutos do sistema no ar, quase 80 mil pessoas acessaram seus resultados.

O estudante saberá suas notas em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens) e na redação, único teste subjetivo.

Com a nota do Enem é possível concorrer a vagas em universidades públicas (Sisu) e pleitear bolsas em faculdades privadas (Prouni). Ainda é possível pedir financiamento via Fies.

Quer saber as notas mínimas que você precisa tirar no Enem para conseguir vaga na UFPE, UFRPE e UPE? Acesse aqui

Quem esqueceu a senha do Enem poderá recuperá-la no site do Enem. Lá, os candidatos têm três caminhos para seguir: para quem esqueceu apenas a senha, para quem esqueceu a senha e o e-mail e ainda para quem esqueceu senha, e-mail e celular. Veja o passo a passo elaborado pelo MEC:

Passo a passo

Para iniciar o processo de recuperação de senha o candidato deve acessar o site do Inep (clique aqui). Após digitar o CPF, é necessário clicar no link “Esqueci minha senha”. Em seguida aparecerá uma tela com o e-mail cadastrado no primeiro acesso. O candidato deve conferir se essa informação está correta, caso não lembre o e-mail ou não tenha mais acesso a essa conta, é preciso responder a um desafio e em seguida clicar na opção “Não tenho acesso a este e-mail”. Na tela seguinte, o estudante irá confirmar se o celular cadastrado na inscrição também está correto.

Se também não se lembra ou não tem acesso ao telefone apresentado, deverá fazer o desafio proposto no site e clicar em “Não tenho acesso a este telefone celular”. O próximo passo é a alteração dos dados de contato. O candidato terá que preencher os campos solicitados, responder ao desafio e clicar em “Salvar novos dados de contato e enviar nova senha”. Com isso, será exibida a mensagem “Dados confirmados com sucesso”. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição informando que foi feita uma alteração. Uma nova senha será enviada para o novo e-mail cadastrado.

Somente após a recuperação desses dados é que o estudante poderá acessar a lista de cursos, instituições participantes e municípios que oferecem as vagas do Sisu. Para se candidatar, quando o sistema abrir para inscrições, o estudante precisa acessar o mesmo endereço eletrônico, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de cursos.