Da Folha de PE

Trinta e cinco famílias foram retiradas com urgência da Vila Produtiva de Negreiros, no Sertão de Pernambuco. O motivo da remoção, ocorrida nessa quinta-feira (16), foi um vazamento da represa próximo ao Dique de Negreiros, trecho da Transposição do rio São Francisco, no município de Salgueiro.

Em nota, o Ministério da Integração Nacional informou que os moradores do entorno do canal estão sendo alojados em pousadas da região. A Defesa Civil indicou que as famílias se deslocassem de imediato devido ao vazamento da barragem.

O vazamento do canal na região é o segundo em menos de uma semana. No último sábado (11), um canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco também rompeu na cidade Salgueiro. A Polícia Federal investiga o caso.

Veja também:   Moradora diz que há propaganda enganosa na saúde; PMST rebate

Responsável pela obra, o Ministério da Integração Nacional informou, em nota divulgada na tarde desta sexta (17), que ações preventivas já foram tomadas no sentido de assegurar a integridade da comunidade da Vila Produtiva de Negreiros, com a remoção e hospedagem das famílias. A nota, no entanto, não cita prazo. Confira abaixo, na íntegra, a nota do ministério:

1. Na tarde desta quinta-feira (16), equipamentos que monitoram o dique de Negreiros, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, indicaram a necessidade de uma ação preventiva no local, em Salgueiro (PE).

2. Diante do cenário, visando assegurar a proteção de comunidades na região, equipes do Ministério, em conjunto com a Defesa Civil estadual de Pernambuco, estão orientando e removendo as 35 famílias que vivem na Vila Produtiva Rural de Negreiros, localizada próximo ao dique.

Veja também:   Márcia abre jogos escolares em ST com mais de 2 mil estudantes

3. Os moradores estão sendo levados para pousadas no município até que sejam feitas todas as avaliações. Está em análise o período necessário para conclusão dos procedimentos preventivos.