Do Triunfo Hoje

Os novos patrimônios vivos de Pernambuco, eleitos em julho deste ano, foram diplomados em uma cerimônia no Teatro Santa Isabel, na região central do Recife, nesta quinta-feira (17), também Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Com os seis novos eleitos, o estado passa a somar 51 titulados.

A Praça da República, diante do teatro, virou palco para a apresentação dos bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho, que acordaram o bairro, com música, cultura e tiros. A sociedade é uma das seis homenageadas com o título.

“É uma alegria muito grande receber essa homenagem. Isso faz com que se evidencie essa prática pernambucana, que é da nossa cultura como o frevo e o maracatu”, aponta o capitão do grupo, Ivan Marinho.

Os diplomas foram entregues pelo governador Paulo Câmara. Os demais eleitos foram a parteira tradicional Maria dos Prazeres; o Mestre Chocho, representante do choro em Pernambuco; o fundador do Balé Popular do Recife, André Madureira; o ator José Pimentel e a manifestação cultural Reisado Inhanhum.

Primeira presidente da Associação das Parteiras Tradicionais e Hospitalares de Jaboatão dos Guararapes, fundada em 1994, Maria dos Prazeres de Souza é responsável pela realização de mais de cinco mil partos. “Eu tenho 60 anos de trabalho com as comunidades, trabalhando em vários hospitais. A maior recompensa que eu tive foi atender todo esse pessoal e dizer para a comunidade que tive óbito zero”, afirma.

Com 90 anos de idade e 70 de carreira, Otaviano do Monte, conhecido como Mestre Chocho, se emocionou com a homenagem. “O recado que eu deixo para os seguidores da minha arte é que a música faz bem. Quem tiver admiração pela música, deve se apegar a ela com a alma”, define o músico.

Fundador, diretor e coreógrafo do Balé Popular do Recife, grupo que originou o segmento de dança popular cênica no estado, André Madureira acredita que ser homenageado na própria terra é especial. “Eu me sinto muito feliz com o reconhecimento da minha própria terra, em que tanto trabalho”, aponta.