DSC_0021

Por Alejandro García, repórter fotográfico do Farol de Notícias

Quando o absurdo se instala em nossas vidas, ri de nós em nossa cara e nos faz de tolos, divertindo as nossas custas. A grande aventura da vida, ou então uma das maiores, é lidar com o absurdo. Certo que muitos de nós podemos optar por viver uma vida tranquila, sem aventuras complicadas. Mas reconheçamos que é mais interessante um pouco de sacolejo neuronal de tanto em tanto.

O absurdo se apresenta sem disfarce, nu e despudorado, como sabendo que poucos vão a lhe denunciar. Lembremos do rei que saiu nu a mostrar suas roupas mágicas; teria dado certo não fosse aquele menino metido.

Em Serra Talhada o absurdo se faz presente de vários modos. Estar atento é fundamental para não sermos iludidos por uma manobra como a do candidato eleito dizer, – onde está escrito isso que prometi? – Como se palavra não fosse documento. Ou escapulir da responsabilidade oficial de dar fardamento aos alunos dizendo que dá merenda. E não tem que dar as duas coisas?

DSC_0117

Outro absurdo, dos grandes, aparece nos terrenos abandonados pelos donos. Estão em toda a cidade, do centro aos bairros, apesar da cidade contar com um Plano Diretor e nele aparecer uma menção ao tema “fiscalização das atividades de risco ao Meio Ambiente”. As autoridades eleitas para tomar conta da cidade ignoram a questão olimpicamente, mas o absurdo não é apenas esse.

Os vizinhos se culpam uns aos outros pelo lixo deixado nesses terrenos (certo, essa conduta está errada), mas não reclamam que o dono não fecha corretamente a propriedade com um muro. Do lado da Fafopst um terreno passou décadas fechado com uma cerca, como se fosse uma roça no campo. Hoje está diferente, e a diferença é notabilíssima. As autoridades também não mostram autoridade nesse item. Acho um absurdo.

Mas o ouro vai para uma passeata de crianças de uma creche alertando para o cuidado com o meio ambiente. Ótima ideia. Fora isso as crianças passavam na frente de vários desses depósitos de lixo abertos e cheios de focos de criação de mosquitos, carregando um cartaz que dizia: “Cuide do seu quintal”. Pode? Contam que para manter os neurônios ativos o Jogo dos 7 Erros é muito bom. Proponho praticar nas ruas da cidade e colaborar para um mundo melhor. Começando hoje.

DSC_0045 DSC_0102 DSC_0159