Por Paulo César Gomes, Professor, escritor e pesquisador da História de Serra Talhada

Várias personalidades receberam homenagens póstumas em Serra Talhada, alguns tiveram seus nomes colocados como denominações de ruas, praças e órgão públicos. Mas, alguns ilustres, tiverem a honra de serem homenageados com a colocação de bustos em espaços públicos.

O interessante é que algumas dessas peças metálicas encontram-se sem identificação ou sem a devida conservação, o que acaba tornando os monumentos meros objetos anônimos em meio à falta de informação.

Com o objetivo de colaborar com a valorização da memória da cidade, divulgamos agora a foto e os dados de alguns bustos encontrados nas ruas de Serra Talhada. As fotos são de Alejandro García.

 

Cornélio Aurélio Soares Lima, mais conhecido como Coronel Cornélio Soares, foi líder político da cidade durante mais de quase quatro décadas e prefeito do município entre 1946 e 1951. O busto em sua homenagem foi colocado na rua que leva o seu nome e a poucos metros da casa onde morou por vários anos.

 

 

 

O Padre Jesus García Riaño, nasceu na Espanha, mas dedicou a maior parte de sua vida ao exercício do sacerdócio em Serra Talhada, ele ficou a frente da paróquia de Nossa Senhora da Penha entre os anos de 1936 e 1990. O busto de Padre Jesus está posto na Praça Barão do Pajeú, curiosamente a obra de arte está de costas para a Igreja que ele ajudou erguer.

 

 

 

O Capitão Arlindo Rocha foi um dos mais importantes nomes das forças policiais que combateram Lampião. O militar ficou conhecido como “queixo de aço” logo após passar por cirurgia para reparar os ferimentos causados por uma bala que atingiu o seu maxilar durante a famosa batalha da Serra Grande.

A homenagem ao integrante da volante foi posta na popular Rua Quatro, no bairro Bom Jesus.

 

 

Agamenon Sérgio de Godoy Magalhães, foi Professor, Deputado estadual e federal, Ministro de Estado e Governador de Pernambuco. O local escolhido para homenageá-lo foi justamente o marco zero, na praça que leva o seu nome.

 

 

 

 

Afonso Magalhães,  foi comerciante, conselheiro municipal, vereador, capitão da guarda municipal, fazendeiro e fiscal de renda do município. O busto em sua homenagem foi colocado em frente no cruzamento do Colégio Municipal Cônego Tôrres, na avenida que leva o seu nome.

 

 

 

Miguel Nunes de Souza foi comerciante, vereador por vários mandatos e vice-prefeito de Serra Talhada. A estrutura metálica em sua homenagem foi colocada na popular Praça Lampião, mas que na verdade é oficialmente, assim como avenida, denominada de Miguel Nunes de Souza