Por Regina Maria, de Serra Talhada

Publicado às 04h43 desta quarta-feira (8)

A cidade de Serra Talhada esta localizada no centro do estado de Pernambuco, a aproximadamente 400 Km da Capital Recife e 360 Km da maior cidade do Sertão Pernambucano, Petrolina. É uma bela cidade, polo educacional, médico, comercial e regional.

É notório o seu desenvolvimento econômico. Mas falta algo em Serra Talhada. Sim, falta um olhar turístico para a cidade, sim, é uma cidade com uma das maiores redes hoteleiras do Estado,

Serra Talhada tem tudo para se tornar uma cidade turística.

Basta que tanto o setor público quanto o empresarial comecem a divulgar a cultura regional, o Xaxado, a caatinga. Para aqueles que não são fãs do Lampião, podem se familiarizar com o Xaxado, com nosso Bioma da Caatinga, com a cultura sertaneja e criar atrativos regionais baseado em alguma representatividade.

Por exemplo:

Nos hotéis, espaços regionalizados com a história do Cangaço, história da cidade ou do Xaxado.

Nos restaurantes, criar pratos com nomes regionais e receitas sertanejas e também com atrativos culturais.

Há espaço para o Artesanato, para  culinária, para o turismo ambiental com a possível instalação do Parque da Serra Grande e também através do Parque Estadual Mata da Pimenteira que já existe na cidade, nossa Serra Talhada, nossa culinária.

Equipamentos importantes vem chegando na cidade, a Praça Sergio Magalhães que foi contemplada com a reforma através de verba do Ministério do Turismo. Também a construção do Teatro Municipal e a TV Digital de Serra Talhada que estão em andamento.

Vejamos Triunfo que é hoje uma cidade turística graças a sua cultura, seus prédios antigos, os artesanatos, os caretas que são personagens culturais e sua população acolhedora.

Sendo que Serra Talhada também tem seus prédios antigos, tem a cultura dos grupos de zaxado, tem a história de Lampião, tem seu artesanato local e também arte.

Lembro que na ordem de serviço para construção do Teatro Municipal, se apresentou uns personagens mascarados com características culturais do cangaço (foto em anexo) vestindo roupas com as cores da bandeira da cidade e chapéus regionais. Onde estes personagens poderiam ser mais aproveitados nos eventos culturais da cidade assim como os caretas na cidade de Triunfo e os papa angus de Bezerros. Achei muito bonito e poderiam ser um atrativo cultural. Tem que levar esta arte aos cidadãos.

Precisamos ter sim, um olhar turístico para nossa cidade, alavancar o turismo é criar oportunidade de novos empregos e oportunidade de desenvolvimento econômico para nossa terra.

Aposto que se o Governo investir no turismo local, em pouco tempo Serra Talhada vai ser conhecida como a Capital Sertaneja do Turismo.

E olhe que nem falei no Aeroporto! Grande abraço!

Compartilhe isto: