Na tarde desta terça-feira (27) a Secretaria de Saúde de Serra Talhada recebeu telefonema de Brasília informando da liberação de uma UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) no município. A mesma informação também foi repassada para o prefeito Luciano Duque, que se encontra no Recife, pelo senador Humberto Costa (PT). O anúncio foi muito comemorado, já que se trata de uma reivindicação antiga pela qual o prefeito vinha dispensando especial atenção.

“Esta vitória fazemos questão de repartir com o senador Humberto Costa que desde o primeiro momento abraçou nossa causa, e também com toda equipe do Ministério da Saúde, em Brasília, que se mostrou sensível ao nosso pleito”, declarou Luciano Duque. A polêmica em torno da instalação de uma UPA em Serra Talhada teve início quando foi anunciado pelo Governo as cidades que receberiam tal serviço e deixado de fora a capital do xaxado, que mesmo sendo sede da 3ª macro-região de saúde de Pernambuco, acabou preterida.

Inconformado com a decisão, o prefeito Luciano Duque, com o apoio do senador Humberto Costa apresentou, ainda no primeiro semestre, seu pleito ao ministro da saúde Alexandre Padilha que entendeu a situação e na oportunidade disse achar mais que justa a demanda serratalhadense, já que o município conta com mais de 80 mil habitantes. “É mais um aparelho que vem para somar em favor dos serratalhadenses, nossa “estrada” para Brasília está funcionando”, comemorou Duque.

Conforme informou Aron Araújo, um dos coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde, foi dado o sinal verde para concretização da promessa. “Basta agora cadastramos o projeto, já fiz contato com a Secretária Socorro Brito e  já nesta quarta-feira (28) estaremos fazendo isso”, garantiu ele.

(Da Assessoria)