Publicado às 04h57 deste domingo (15)

Recentemente o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou o E-título, documento digital que pode substituir no dia da eleição o título de eleitor. A novidade já valerá para a eleição deste ano. No entanto, bem antes do voto eletrônico e do título digital, tudo era feito de forma manual.

No Viagem ao Passado desta semana, o Farol lhes convida a conhecer o primeiro título de eleitor produzido no país, logo após a criação do Código Eleitoral, em 1932 – existiram outros modelos anteriormente -, assim como a conhecer um modelo de cédula (panfleto) usada para a campanha a prefeito de 1968, para orientar o eleitor.

O título em destaque pertenceu ao agricultor Joaquim Isidoro da Silva – o detalhe é que na época Serra Talhada ainda era chamada de Vila Bela-.

Veja também:   Márcia abre jogos escolares em ST com mais de 2 mil estudantes

O documento foi emitido em 14 de agosto de 1934, quando Seu João tinha 63 anos.

Foi neste modelo que pela primeira vez foi solicitado aos alistados a apresentação de fotos três por quatro centímetros, a ideia era diminuir as fraudes eleitorais.

O documento também trazia o número da Zona Eleitoral – Serra Talhada era 41ª – e um número de inscrição de cada documento emitido, além do espaço para impressão da digital instrumentalizava o recém-criado voto feminino.

Esse foi o primeiro título de eleitor utilizado pelas mulheres que tiveram direito ao voto.

MATERIAL DA PRIMEIRA CAMPANHA DE ARGEMIRO PEREIRA

A família do Senhor Joaquim Isidoro da Silva também cedeu o material de campanha do então candidato a vereador pelo a UDN (União Democrática Nacional), Argemiro Pereira.

Veja também:   Programa Mães de PE assegura R$ 300

O pleito se deu em 1946 e o Coronel Cornélio Soares, do PSD de Agamenon Magalhães, foi eleito prefeito, vencendo o candidato apoiado por Argemiro Pereira (eleito vereador) e Enock Ignácio (líder da UDN na região), que era Antônio Alves Nogueira.

Outro material raríssimo é o modelo de cédula eleitoral usado na campanha a prefeito de 1968.

Nota-se que o nome dos candidato Nildo Pereira e Sebastiao Oliveira (Tião) aparecem em destaque e que o espaço reservado para o voto de vereador deveria ser preenchido com o nome ou número do candidato.