Serra recebeu, nessa terça (27), fiscais da área de engenharia do Governo Federal para avaliar andamento das obras

Publicado às 14h20 desta quarta (28)

O cronograma de entrega das obras do aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, sofreu um novo reajuste e agora a previsão de entrega é para abril. No entanto, conforme as fotos exclusivas conseguidas pelo FAROL nessa quarta-feira (28), os trabalhos estão em pleno vapor.

Falando ao Programa Frequência Democrática, na rádio Vilabela FM, o gerente de convênios da Setra (Secretaria Estadual de Transportes), Allan Pereira Sá, preocupou-se em deixar claro que as prorrogações no plano de entrega do aeroporto são de natureza técnica e não política, como setores da oposição estariam tentando emplacar.

Dentre as novidades, ele adiantou que o município recebeu nas últimas semanas equipes de vistoria tanto da Aeronáutica Brasileira como da Secretaria de Aviação Civil (SAC). A missão foi vistoriar, respectivamente, o andamento da instalação da estação meteorológica e as obras de terraplanagem da parte lateral da pista.

“O coronel Luiz Paulo veio a Serra Talhada ver onde deverá ser instalada a estação meteorológica, veio analisar mais detalhes sobre essa instalação. Em conversa com ele, o coronel reforçou que a instalação será feita agora em março e ele retornará para Serra Talhada até o começo de abril para poder acompanhar de perto essa instalação. Ele deixou também orientações para o Governo do Estado, que é o que vamos desenvolver nesses 30 dias, para quando ele voltar a gente ter o que mostrar para que possa liberar o funcionamento efetivo dessa estação”, adiantou Allan Pereira, reforçando:

“Essa estação tem o valor estima em 500 mil euros, o que numa conta grosseira a gente chegaria a cerca de R$ 2 milhões. É uma estação de última geração e vai dá uma segurança maior aos pilotos, onde será possível consultar pela internet informações técnicas sobre tempo e clima. Estamos ganhando esse equipamento da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e falando nisso, recebemos ontem (27), um técnico da secretaria da parte de engenharia que veio aqui verificar como está ocorrendo as obras de terraplanagem da parte lateral da pista, veio ver o andamento e aprovou já muita coisa”.

SUPERANDO OBSTÁCULOS

Nesta terça (27), fiscais de engenharia registraram o andamento dos trabalhos para enviar ao Governo Federal

Allan reforçou que o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, está feliz porque, de novembro para cá, o governo estadual vem superando os diversos obstáculos que a obra vem apresentando ao longos dos meses, devido a forte burocracia e rígidas normas de excelência na execução dos trabalhos.

“O que as pessoas têm que ter em mente é que instalar um aeroporto é uma burocracia e segurança fora do normal. Obstáculos foram encontrados, do ponto de vista de engenharia, isso de novembro pra cá, e foram sendo superados um a um. E agora as máquinas estão lá trabalhando. Ontem eu saí de lá 18h e as máquinas continuavam cortando o chão, outras ajeitando o que tinha de ajeitar, concretando, com serviços de ferro e concreto. Estão sendo construídos dois pontos de retorno nas cabeceiras da pista. E esses pontos de retorno não são apenas uma simples concretagem, é para aguentar um avião em cima. Então, são várias toneladas que aquele concreto está submetido. A gente está muito feliz com o andar das obras, porque é uma obra diferenciada. E por isso temos aí vários elementos que dificultam a conclusão rápida do serviço. Mas não é por questão, como insinuaram, de falta de vontade política. Pelo Contrário”, enfatizou Allan Pereira.