O São João é tempo de alegria e mesa farta, mas também de cuidado com a saúde. Afinal, durante os festejos, muita gente brinca com fogueiras e fogos de artifício, em contato muito próximo de fogo, fumaça, faíscas e pólvora.

Na urgência oftalmológica, são recorrentes os casos de queimaduras e traumas oculares neste período. Por isso, é bom estar atento para evitar imprevistos e curtir o São João da forma mais tranquila possível.

De acordo com o oftalmologista do Serviço Oftalmológico de Pernambuco (Seope), Luiz Felipe Lynch, a empolgação do período não pode ultrapassar os cuidados com os olhos.

“É importante que haja cuidado tanto com os fogos, desde os mais leves até os mais potentes e com a fogueira. Nessa época de festa, as pessoas ficam empolgadas e se esquecem de tomar os devidos cuidados com a vista”, alertou.

Confira alguns riscos para a saúde dos olhos no São João:

Fumaça

A queima da fogueira na véspera de São João é uma forte tradição, e quantidade de fumaça que se espalha pelas cidades requer atenção. “A fumaça da fogueira pode causar desconfortos como lacrimação e ardência, que são leves e temporários. A dica é evitar ficar tocando nos olhos para não pegar vírus e bactéria”, lembra Lynch.

Fogueira

Além da fumaça, a própria fogueira pode se tornar vilão. “A queima da madeira causa alguns estalos na fogueira e faz com que fragmentos fiquem soltos pelo ar, podendo atingir os olhos de quem estiver por perto. Isso pode causar queimaduras ao redor ou até mesmo dentro do olho”, comentou.

Fogos de artifício

O principal alerta fica para aqueles que costumam se aproximar para conferir se o explosivo falhou. Os fogos mais leves, como estrelinha e traque de massa, não ficam de fora da zona do perigo. “O contato com faíscas e pólvora pode acarretar em queimaduras graves, podendo haver cegueira total e irreversível”, afirma o oftalmologista.

O que fazer em uma emergência?

Em casos de queimaduras oculares, Luiz Felipe Lynch recomenda uma rápida lavagem com água corrente e a ida imediata para a urgência oftalmológica. “Nunca tente passar algum tipo de remédio ou produto, pois pode piorar a situação da vítima”.

Recomendações

Como evitar esses imprevistos desagradáveis?

“O ideal é manter-se afastado da fogueira. No caso dos fogos, é importante ter sempre um adulto por perto e seguir as instruções da embalagem”, conclui Luiz Felipe.