ManuPor Emmanuelle Silva, estudante de Letras na UFRPE/Uast, militante social e estagiária no FAROL

O meio ambiente em Serra Talhada tem sido um tema bastante comentado nos últimos meses. O atual governo criou a secretaria de Meio Ambiente, temos vários militantes ambientais de diversas instituições se engajando nas problemáticas da cidade. Até mesmo as pessoas que não se interessavam muito pelo assunto estão começando a refletir o ambiente nas prosas do dia a dia. Mas o que efetivamente estamos fazendo para preservar o verde em nossa cidade? Só eu acho isso ou cada dia que passa nossa cidade fica menos arborizada?

Sempre fomos conhecidos por ser uma das cidades mais quentes do Sertão, de clima seco, temperaturas altas e sol escaldante. Isso não é nenhuma novidade para nenhum de nós que nascemos e crescemos na Capital do Xaxado. Entretanto, o panorama atual é de aquecimento global iminente.

Quando minhas avós e tias diziam que Frei Damião e Padre Cícero profetizavam que o Sertão iria virar mar, elas estavam se referindo ao que hoje chamamos de derretimento das calotas polares, elevação do nível do mar, aumento da temperatura global e entre outras modificações nos nossos ecossistemas. Serra parece ou não estar mais quente que alguns anos atrás?

ipe-roxoA cada vez que alguém manda cortar uma árvore porque está destruindo a calçada, porque está invadindo uma casa, porque está sujando demais, porque quer reformar a casa e abrir uma garagem, etc. Estamos contribuindo tanto quanto para destruição do nosso ecossistema. Quem manda construir prédios, casas, cidades sem planejamento que inclua as questões ambientais? Não adianta nada economizar água e energia, não jogar lixo no chão, se optamos por uma cidade cinza, repleta de construções de arquitetura futurista ao invés do bom e velho verde. A sustentabilidade demanda uma série de ações conjuntas para minimizar os efeitos do nosso impacto no meio.

A retirada das algarobas da Afonso Magalhães deu muito que falar, mas ouve a solução. Belíssimos ipês irão dar lugar selfieaos buracos que ainda enfeitam o canteiro da avenida, Oh glória! Tomara também que essas árvores já sejam adultas, do contrário a temperatura e o sol forte naquela região permanecerão os mesmos. Daqui que cresça!

Mas afinal, quem se importa com a temperatura alta, com sol forte se nos seus gabinetes o friozinho do ar-condicionado não atrapalha em nada na assinatura das ordens de derrubada? As consequências ambientais que a cidade pode sofrer também não serão sentidas quando a praça e os ipês de Serra Talhada se tornar o mais novo cartão postal da cidade? E haja selfies nas redes sociais.

 

Por hoje é só pessoal!