*Paulo César é professor e pesquisador especialista em História Geral

Para a exposição da minha opinião dessa semana busquei me embasar em nove pontos que considero importantes para o sucesso da campanha Luciano Duque (PT) e também sobre as reais possibilidades de sua vitória.

É GENTE DA GENTE – Esse mote foi um dos grandes diferenciais dessa caminhada, pois ditou todo o ritmo da campanha petista e fez com que Sebastião Oliveira (PR) fosse taxado de forasteiro, alcunha da qual ele não conseguiu fugir. Além disso, o “é gente da gente” aproximou Luciano Duque do povão, tanto da cidade como da zona rural criando uma relação harmônica e singela.

GUIA ELEITORAL SOFT – O guia eleitoral seguiu o mesmo padrão do “é gente da gente”, com um tom mais sutil e objetivo, o programa se contrapôs ao estilo mais pesado apresentado pela campanha republicana, com esse formato o guia conseguiu agradar aos ouvidos e a cabeça dos eleitores.

CARLOS EVANDRO – O prefeito é sem dúvida o grande nome dessa união, com um alto índice de aprovação ao seu favor ele pode concluir o mandato realizando mais uma façanha, a primeira foi quando foi reeleito para o cargo, e a segunda, e a de fazer sucessor, fato que não ocorre desde de 1988, quando Tião Oliveira conseguiu eleger  Dr. Ferdinando Feitosa.

O VERMELHO E A ESTRELA DO PT – Essa combinação deu um significado importantíssimo à campanha de Luciano Duque, a cor que por anos foi usada pelo grupo de Augusto César (PTB) finalmente encontrou o seu verdadeiro lugar.  A bandeira do PT virou moda, sendo inclusive transformada em peças de roupas e objetos decorativos que coloriram e animaram os porta a porta, carreatas e arrastão, porém o mais importante foi ver e sentir orgulho e a vibração das pessoas ao erguerem a bandeira do maior partido de esquerda da America Latina.

TATIANA DUARTE – Tatiana é grande sensação dessa campanha. Mesmo sem experiência política, ela conseguiu com um estilo próprio e com muita desenvoltura profere os melhores discursos, destacando-se em um ambiente dominado por  políticos com muita rodagem e os velhos caciques, mas a sua maior conquista foi a de ter colocado a mulher na posição de protagonista desse processo eleitoral.

 A SEGURANÇA DE LUCIANO NO ÚLTIMO DEBATE – Não há dúvidas de que o desempenho de Luciano foi superior ao de Sebastião, principalmente no quesito equilíbrio. Enquanto Sebastião Oliveira, mesmo com todo o seu extenso currículo profissional, acadêmico e político, não conseguiu se controlar e acabou demonstrando muita irritação diante de perguntas importantes, principalmente as que estavam relacionadas às diversas contradições que estão a sua volta.

EDUARDO CAMPOS – A visita do governador não surtiu o efeito desejado na campanha republicana. A visita de Eduardo só serviu para abençoar a união política de Inocêncio Oliveira e Augusto César.

INOCÊNCIO OLIVEIRA E AUGUSTO CÉSAR – Ficou evidente nessa eleição que Inocêncio e Augusto pensam da mesma forma, o que os separavam eram os interesses distintos, pois bastou a primeira oportunidade na qual existe um interesse em comum para que os dois selassem uma união. Por outro lado, o povo está demonstrando que não suportar mais esse modelo coronelístico adotado pelos dois caciques, essa resposta vai ser ratificada no próximo dia 7 de outubro.

OS NÚMEROS DA PESQUISA – Os números da pesquisa divulgada pelo blog do Nill Júnior confirma as duas teses defendidas por mim em opiniões que foram publicadas aqui, no Farol de Notícias, a primeira era de que Eduardo não iria reverter o quadro adverso aqui no município, e a segunda era de que a campanha de Luciano estava em crescimento. Isso se comprova quando verificamos que entre a primeira pesquisa e a última, Luciano cresceu 10%, o que pode ser considerados com sendo uma diferença que beira a casa dos 4 mil e 4. 500 votos. Claro que essa diferença pode ser modificada em uma semana, e é bom sempre lembrar que Sebastião Oliveira e o seu grupo dispõem de estrutura que podem mudar o jogo. Por enquanto é prematuro cantar vitória para qualquer um dos lados, porém, como vivemos em um país livre e democrático cada cidadão pode fazer o seu palpite, por isso eu já fiz o meu, e você amigo (a) faroleiro (a) acha quem ganha essa disputa?

Um forte abraço e até a próxima!

 ESTE TEXTO NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO FAROL