Um bêbado ao volante é capaz de causar tragédias. Um idiota com título de eleitor também. E tem causado. A prova disso é a quantidade de políticos canalhas em pleno poder.
 
Dito isto, vamos fazer um exercício de lógica para acabar de vez com um raciocínio equivocado e nefasto: se eu contrato alguém para me prestar um serviço e, prestado o serviço, eu pago, ninguém deve favor a ninguém. Se eu peço algo a alguém, e esse alguém me dá, eu lhe devo um favor. Se um candidato me pede o voto, e eu lhe dou, ele é que me deve um favor. Se eu precisar de uma atuação dele, e ele me atender, eu não lhe devo nada. Ele não fez mais do que seu dever, foi para isso que pediu  votos e é para isso que recebe salário e custeio da estrutura para o desempenho do seu trabalho. Então nada de pensar que você deve favor a político.
 
Não deve, não. É o contrário. Ele é que lhe deve o cumprimento das promessas, prestação de serviço e prestação de contas, exatamente como qualquer profissional que você contrata e paga. O eleitor que tem esse tipo de mentalidade atrasada a ser combatida é uma desgraça que mantém essa desgraçada conjuntura política brasileira. O Brasil paga caro pela ignorância do seu eleitorado.
 
As pessoas esclarecidas desse país, uma minoria, tem se tornado reféns dessa massa manipulável de ignorantes, que é justamente quem elege, por ser maioria, e mantém no poder essa corja que vive enganando o povo e assaltando os cofres públicos diuturnamente. Não dá para esperar que os ignorantes morram. A solução, então, é combater a ignorância. Faço aqui a minha parte.
 
*Jorge Apolônio (vulgo CASSILDO) é membro da Academia Serratalhadense de Letras e polícial federal