Direito de RespostaPor Sávio Godoy, jornalista e assessor do ex-secretário de Transportes Sebastião Oliveira

“Caro FAROL, em relação à OPINIÃO do professor Paulo César, citando como referência a colunista Sheila Borges, trás informações desprovidas de verdade, esclareço, como colaborador e Chefe de Gabinete da Setrans, no período citado (2007 a 2010), trago uma síntese de alguns números e obras da administração Sebastião Oliveira a frente da Secretaria de Transportes do Estado.

Com principais ações realizadas pelo Deputado Sebastião Oliveira, na Secretaria de Transportes,  no período de janeiro de 2007 a março de 2010, gerenciando um investimento de mais de R$ 2 bilhões, deixados em obras licitadas, para melhorar a infraestrutura do estado, e dar uma condição de vida melhor aos pernambucanos.

A secretaria de Transportes trabalhou investindo na implantação e pavimentação dos acessos aos municípios, duplicação de rodovias e em requalificações de estradas, reformas de aeródromos e terminais de passageiros, não se esquecendo de ajudar as infraestruturas viárias dos municípios. Para isso, em pouco mais de três anos, o Ex-secretário Sebastião Oliveira, criou um grande projeto que é constituído por seis programas: Programa de Acesso a Município Não-Pavimentado (Proacesso), Programa Interestadual de Rodovias (Prointer), Programa de Duplicação de Rodovias (Proder), Programa de Acesso às Regiões de Desenvolvimento (Prorede), Programa de Mobilidade (Promob) e Programa de Acesso à Produção e Cultura (Proapc). Melhorou a circulação do tráfego na Região Metropolitana do Recife, pavimentou os acessos às cidades, interligou os sistemas de transporte coletivo garantindo a fluidez do tráfego do sistema viário. São alguns dos principais benefícios desses programas, visando assegurar conforto, segurança e mobilidade para a população.

Foi uma preocupação, também, do deputado Sebastião Oliveira, como Secretario de Transportes, fazer reformas na infraestrutura de Pernambuco, buscando alternativas como a requalificação e construção de importantes corredores viários em diferentes localidades através do Programa de Mobilidade (Promob). Benefício –  em Jaboatão dos Guararapes, a PE-08 (Estrada da Batalha), O projeto de reforma, orçado em cerca de R$ 150 milhões, inclui o Túnel Maria Irene, Viaduto da Ferradura, Viaduto dos Prazeres, Praça Monumental, Centro Cultural, alargamento de pistas, obras de arte, iluminação e paisagismo. Os 5,8 km de extensão.

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Já a obra de construção do Viaduto da Pan Nordestina, na Avenida Presidente Kennedy, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, melhorará o tráfego na área, que serve de interconexão das rodovias PE-001 e PE-015, principais da região. A construção de dois viadutos com 12,00 metros de largura e três faixas de rolamentos cada um, sobre o girador localizado no cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e Pan Nordestina, e obras paisagísticas, como calçadas e a arborização da via, tem um custo aproximado de R$ 33 milhões. Com 572m de extensão.

Como pioneiro em Parceria Público–Privada (PPP), Sebastião apostou nessa nova modalidade de empreendimento, resultando na construção da estrada que vai dar acesso à Reserva do Paiva (também chamada de Via Parque), mega complexo turístico de R$ 1,6 bilhão localizado no município do Cabo de Santo Agostinho, é fruto de uma parceria Público-Privada (PPP) por um consórcio também chamado Via Parque, formado pelos grupos Odebrecht, Ricardo Brennand e Cornélio Brennand.

O acesso ao Paiva é composto por uma ponte de 320 metros de extensão sobre o Rio Jaboatão e uma via de 6,2 quilômetros ligando o bairro de Candeias à área em que está sendo construído o Complexo na Praia do Paiva, com o custo aproximado de R$ 15 milhões. Benefício – A construção do acesso à Praia do Paiva trouxe investimentos diretos à região. O local conta hoje, com hotéis e resorts de luxo, condomínios residenciais de alto padrão e Shopping Center, o que torna imprescindível a melhoria da infraestrutura viária da região.

Pernambuco sempre se destacou no quesito de produção econômica. Para isso, os diversos setores do estado trabalharam em conjunto. A Secretaria de Transportes, na gestão do ex-secretário Sebastião Oliveira, cuidou da malha rodoviária de Pernambuco para, assim, facilitar o escoamento da produção tanto da RMR para o interior, como de todo o estado para os estados vizinhos. A integração entre várias regiões de Pernambuco foi providenciada por meio de programas como o Proacesso, Prorede e o Proder.

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Já o Programa Interestadual de Rodovias (Prointer), literalmente, ultrapassou fronteiras: promovendo a integração entre regiões de Pernambuco com os estados limítrofes.O Prointer é responsável pela pavimentação das estradas que fazem a ligação de Pernambuco com a Paraíba e Alagoas, entre outros estados. A melhoria do tráfego e a diminuição das distâncias entre importantes regiões produtivas são os resultados principais do programa. Com cerca de R$ 105 milhões, a Secretaria de Transportes investiu em obras da estrada de Santa Cruz da Baixa Verde – divisa PE/PB, o acesso a Vertente do Lério – divisa PE/PB e a melhoria do trecho Itapetim / São Vicente – divisa PE/PB da PE-623, Correntes / Chã Preta – divisa PE/AL.

As duplicações das rodovias BR-104 e BR-408 são importantes para o desenvolvimento econômico das regiões Agreste e Zona da Mata. O Governador Eduardo Campos, juntamente com o ex-secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, fizeram a duplicação dessas rodovias de Pernambuco, não só para melhorar a infraestrutura das regiões, mas também, provocar um aumento na economia do estado através do incremento dos setores mais significativos. As duplicações das rodovias BR-104 e BR-408 significam o reconhecimento das regiões Agreste e Zona da Mata como áreas em total expansão.

A BR-104, também conhecida como Rodovia das Confecções, representa para os municípios de Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e Fazenda Nova, entre outros, uma das mais importantes vias de escoamento dos seus produtos, beneficiando cerca de um milhão e meio de pessoas bem como exerce um papel fundamental no aumento do turismo e do intercâmbio comercial e cultural entre as cidades vizinhas. Esta rodovia faz a interligação do Pólo de Confecções do Agreste, sendo importante, ainda, por cortar o estado de Pernambuco no sentido Norte/Sul, ligando o município de Caruaru aos estados da Paraíba e Alagoas.

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Através do Governador Eduardo Campos, o ex-secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, captou recursos para investimento na ordem de R$ 280 milhões, na obra de duplicação da BR -104, no trecho de 51,40 km, pela sua importância no desenvolvimento econômico e cultural da região. Já a duplicação da BR-408, na Zona da Mata Pernambucana, por ser vizinha da Região Metropolitana do Recife, significa uma maior interação entre as atividades das regiões, possibilitando não só o aumento do fluxo da economia, mas também do turismo, beneficiando o polo calçadista, ceramista, sucroalcooleiro e a futura Cidade da Copa. A BR-408, que é ligada ao principal corredor viário do estado, interage com a BR-232, com o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e com o sistema metroviário metropolitano, além de permitir a conexão com a BR- 101, no município do Recife.Por meio da execução de obras de restauração, adequação de capacidade e duplicação da BR-408, O investimento foi de cerca de R$ 332 milhões na duplicação de 41 km.

Informamos ainda que Sebastião fez parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, na administração Carlos Evandro, enviando recursos e máquinas para pavimentação de várias ruas e avenidas do município como: Estrada do Aeroporto, Caxixola, Pavimentação da estrada que liga Serra Talhada ao distrito de Santa Rita, Pavimentação da Av. Miguel Nunes de Souza, Bairro da Várzea, Cagep, Baixa Renda, Malhada e outras,  influenciando diretamente no resultado das eleições de 2012, onde a população creditou essas obras como um feito, único, da prefeitura de Serra Talhada, favorecendo o candidato Luciano Duque. Vale salientar que o Governador eleito Paulo Câmara, era um dos coordenadores desses monitoramentos, cabendo a ele julgar as Secretarias e  qualificá-las em vermelho, onde nunca passamos por essa situação (bola Vermelha). Se tal fato fosse verídico jamais teríamos voltado para essa pasta.”

Um abraço.

 

Jornalista – DRT 4399/PE