eugênioPor Eugênio Marinho, empresário de Serra Talhada

As campanhas eleitorais servem para que cada partido tente mostrar aos eleitores que o seu candidato é o melhor. Mas, e o que é o melhor para cada eleitor?

O que é o melhor para quem vive no Maranhão, 26o IDH do Brasil, 0,683? Dilma 79%, Aécio 21%. O que é o melhor para quem vive em Santa Catarina, 2o IDH do Brasil, 0,840? Aécio 65%, Dilma 35%.

Na sua opinião, há um pequeno Maranhão em Santa Catarina e uma pequena Santa Catarina no Maranhão? Há um Maranhão e uma Santa Catarina em cada município deste nosso Brasil?

O que é o melhor para você durante o período de um dia? Há um momento em que para você a melhor coisa é um prato de comida? Há um momento em que para você a melhor coisa é um copo com água? Na sua opinião, a interpretação da realidade pode ser afetada pelo analfabetismo funcional?

Veja também:   Dilma chama Bolsonaro de 'neofascista'

A sua opinião sobre a fome e a sede é a mesma quando você se encontra no conforto da sua casa, ou, quando numa viagem você se encontra numa região deserta, a noite, com o carro quebrado? O que explica o aumento do poder de compra para a maioria das pessoas, o simples fato de poder comprar ou a interpretação de aspectos macroeconômicos?

O Brasil desenvolvido, exige governantes capazes de resolverem nossos graves problemas estruturais, exige trabalho, honestidade e punição. O Brasil real, ainda tem muito analfabetismo  funcional, fome e sede. Se o Brasil fosse Santa Catarina, Aécio, teria uma vitória contundente. Se o Brasil fosse o Maranhão, Dilma, teria uma vitória contundente.

Veja também:   Lula diz que encontro com Nicolas Maduro é 'momento histórico'

Tanto Dilma, quanto Aécio, obtiveram votos em todos os municípios do Brasil, a divisão não foi geográfica ou ideológica, foi democrática, foi conceitual, foi decorrente do que é melhor para cada brasileiro.

Há oportunistas, que optaram tanto por Aécio, quanto por Dilma? Com certeza. Há pessoas de bem nos dois lados? Com certeza.

Se as pessoas de bem dos dois lados não caírem na armadilha montada pelos oportunistas neles presentes, respeitando umas às outras, ouvindo umas às outras, somando esforços, o Brasil caminhará para ser uma Santa Catarina, se prevalecer a orientação dos oportunistas, viveremos, como hoje, com IDH Brasil de 0,7, quase como num Maranhão.

Veja também:   Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 44%

Como eleitores podemos votar, como cidadãos, devemos trabalhar muito para contribuir para que todos tenhamos um Brasil com o IDH de Santa Catarina.

O tempo passará, passarei eu e você, passarão FHC, LULA, DILMA E AÉCIO, mas o que é melhor para o Brasil, sempre será, o que é melhor para a maioria dos brasileiros.