urnaPor Eugênio Marinho, empresário de Serra Talhada

Este ano tem eleição e nós que moramos em Serra Talhada, que convivemos diariamente com as suas deficiências, precisamos votar, primeiramente, pensando nela. Você escolhe o candidato, mas é preciso que a escolha dele seja Serra Talhada. Se não, após as eleições só lhe restará uma escolha, a de se lamentar pelas carências da cidade.

Deixemos, partidos de lado, ideologias de lado, promessas de lado e fixemos nossa atenção, unicamente, no que efetivamente nos interessa, o que cada candidato fez por nossa cidade. Precisamos medir, como a atuação de cada um deles, está alinhada com os interesses da cidade que vivemos, que benefícios ela traz a nossa cidade. Esta medição poderia, como sugestão, ser realizada e divulgada, por exemplo, por uma parceria entre o CDL e o FAROL.

Como medir este alinhamento de cada candidato para com os interesses da cidade? Como estabelecer, entre eles, uma competição sadia em benefício da cidade? Eles ganham o nosso voto, nós merecemos ganhar, a cidade merece ganhar, os benefícios das atuações deles.

Vamos definir um Coeficiente de Alinhamento(CA), calculado pela expressão: CA = (benefícios trazidos pelo candidato em reais / total de benefícios trazidos por todos os candidatos em reais) / (votos do candidato / total de votos válidos). Assim, um candidato que teve 20% dos votos e trouxe 10% dos benefícios teria uma CA de 50%. Todos os CA calculados, antes de divulgados para a sociedade, seriam informados aos candidatos para que os mesmos pudessem fazer qualquer questionamento, que só seriam acatados se os argumentos estiverem baseados na realidade.

Candidatos com CA de 100% estão correspondendo plenamente as expectativas da cidade, com Coeficiente de Alinhamento menor que 100% estão aquém destas expectativas, não estão merecendo os votos que conseguiram e aqueles com CA maior que 100% estão além das expectativas, merecem ter mais votos. Para os candidatos novos, por não terem histórico, vale observar que tipo de relação, estes, tiveram com a cidade nos últimos anos, vale também o ditado, diga-me com quem tu andas que eu te direi quem és.

Esta é apenas uma sugestão, que pode ser discutida e melhorada com outras ideias. É uma forma de escolhermos nossos representantes, unicamente, com base nos benefícios que, efetivamente,  eles trazem para nossa cidade. O CA é um excelente detector de mentiras e o voto único, é o voto da sua escolha, que tem como único critério a escolha pelos que escolhem, verdadeiramente, desenvolver Serra Talhada.