* Paulo César é professor especialista em História Geral

Nos últimos dias surgiram inúmeros boatos de que a eleição em Serra Talhada será decidida através do aliciamento de eleitores, ou seja, a famosa compra de votos. Claro que tudo não passa de boatos, porém, se de fato isso vier acontecer, não será um grupo ou candidato que irá sair vitorioso. Na verdade é a democracia, e principalmente, a vontade livre e soberana do povo que sairá derrotada.

É triste olharmos para trás e vermos que a nossa cidade possui um passado negro no que se refere à tentativa de aliciamento de eleitores, a melhor síntese dessa prática é famosa distribuição de “pão recheado de dinheiro”. Hoje, fala-se em distribuição de CD’s com dinheiro dentro da embalagem, e até mesmo em distribuição de cestas básicas. Mesmo que tudo não passe de mera especulação e por isso mesmo não podemos afirmar que exista a efetiva de compra de votos, é sempre bom lembrar-se do pensamento popular que diz que “onde há fumaça, há fogo”.

Portanto, é importante que a sociedade civil organizada, a mesma que se mobilizou para a criação da “Lei da Ficha Limpa”, passe a fiscalizar os movimentos e os passos de todos os candidatos. Pois todos eles tiveram tempo o suficiente para expor suas ideias e com isso convencerem os eleitores, e quem não conseguiu foi porque faltou competência ou porque é cheio de contradições.

Por outro lado, é preciso que a Justiça Eleitoral, Ministério Público, Policia Civil e Militar estejam atentos e busquem averiguar as denúncias que venha a surgir. O que todos nós esperamos é que atos ilícitos não acabem marcando de forma negativa uma disputa política de tanta importância para a cidade, afinal de contas, está em jogo o nosso futuro pelos próximos quatro anos. Vamos todos juntos fiscalizar a reta final dessa eleição!

Um forte abraço e até a próxima!