Espresso nesta carta a minha preocupação com as transformações recentes na cidade. Sou leitor assíduo do Farol de Notícias e gostaria de parabenizar o trabalho de vocês, e me desculpo por não me identificar, mas temo represálias políticas.

 Escrito pelo faroleiro de condinome Zulkar

A antes vila e antes bela Serra Talhada está atualmente em um processo de transformação que, para muitos, – principalmente os políticos -, é o grande momento da cidade. Porém, esse crescimento acelerado no nosso caso não pode ser considerado algo de um todo favorável aos cidadãos, pois do mesmo modo que a Capital do Xaxado é nutrida de novos equipamentos e benefícios, (UAST,IFPE e FIS) a antítese a este fato também se faz presente.  

Ao observamos o nosso passado e compará-lo com o presente, devemos estar atentos a paisagem da nossa cidade que, a cada dia, se deteriora com diversos absurdos, onde o poder público e a justiça se calam perante o que ocorre na cidade. Os benefícios trazidos pelos recentes investimentos são inegáveis, atraem novos habitantes para a região, movimentam a economia, onde tanto a população quanto os empresários e políticos deveriam ver essa oportunidade uma chance de transformar Serra Talhada em um lugar agradável de se morar.

Porém, o egoísmo pessoal – uma das máximas brasileiras de querer se dar bem encima dos outros – não devia se aplicar à cidade. Hoje em dia quem vê as pessoas conversando nas calçadas usando os espaços públicos (ainda existem aqui os que usam a pseudo-praças daqui por falta de opção) pois as ruas se tornam cada vez mais área inóspitas. Usando de metáfora, poderia dizer que Serra Talhada tem um câncer que já fez um estrago enorme porém ainda não entrou em metástase e que ainda há chances de cura, no entanto, para isso necessitamos que tanto a Justiça, promotor, Ministério Público e a própria prefeitura (visivelmente a menos interessada) se mobilizem.

Veja também:   Serra-talhadense Winny Lima lança EP 'The Five' com músicas inéditas

Entendo que a Justiça em Serra Talhada está deficiente, onde apenas um juiz esta de fato trabalhando no Fórum, o que é pouco dado a dimensão da cidade e o fato de que o único juiz funcional tem de acumular as varas, e devido a vara criminal ter prioridade e o fato de nossa cidade não ser tão tranquila, chegamos ao fato de que a justiça aqui não funciona, está travada. O promotor e o ministério publico não sei ao certo como “funcionam” e o último a Prefeitura Municipal, essa sim deveria zelar pela população, mas essa parece se abster no limbo para falar como se a cidade parecesse maravilhosa quando não chega nem perto disso.

Uma dúzia de postos de saúde melhoraria muitas coisas, no entanto, apenas isso não vai resolver os problemas da cidade. As pessoas deviam enxergar que há muito mais na formação de um município. Parece que não existe ninguém responsável pelo transporte em Serra, não há como uma cidade do tamanho dela ter chegado e uma situação dessas. E com relação aos absurdos que são edificados na cidade, aonde estão os “profissionais” engenheiros e arquitetos da secretaria de obras do município que permitem que tamanhos absurdos degradem ainda mais a paisagem. Ao ser questionado atualmente sobre alguma paisagem bela daqui, fica difícil imaginar um ponto que não tenha recebido um “puxadinho”. Não existe um código de obras ou alguma lei que proíba algo assim? 

Veja também:   Repórter descobre morte da filha ao cobrir acidente

E a secretaria a de Educação? Como é que eles tratam os pedestres daquele jeito tornando a calçada da AESET um estacionamento e as pessoas tem que andar pela rua pois os carros é que estão ocupando a área deles. Ultimamente tenho vergonha de ver o quanto a cidade se agarra a figura de um bandido querendo aparecer e se marcar como polo turístico. Lampião não deveria ser motivo de orgulho e sim de vergonha de Serra Talhada, ou por acaso se acha que Braunau tem orgulho e ostenta a imagem de Hitler por ser sua terra natal. No ritmo que se segue, o melhor lugar pra morar em Serra Talhada, em breve, será o Minha Casa, Minha Vida, isso é enquanto os moradores não começarem a fazer os ajustes e as devidas invasões do espaço público.

Veja também:   Serra-talhadense perde quase 5 mil ao comprar moto pelo Facebook

O que tento alertar aqui é que os cidadãos de serra talhada devem observar a sua cidade, e ter cuidado em filtrar o conteúdo que sai da boca dos políticos, pois nesta eleição escolheremos vereadores e prefeito, que são quem vão guiar nossa cidade no rumo certo ou abrir o alçapão da forca. Sei que ao falar tudo isso, alguns poderiam se queixar e dizer: “sim e você o que faz pra melhorar a cidade?”, podendo eu apenas afirmar que sigo as leis, converso com meus familiares e amigos para tentarem se preocupar, pois para quem deseja ficar definitivo em Serra Talhada devemos no preocupar com o que acontece aqui e ver o que ocorre a nossa volta. .