Por Paulo César Gomes, professor especialista em História Geral e bacharelando em Direito

A realidade política de Serra Talhada pode ser comparada ao período feudal, onde cada feudo era controlado por um senhor. Na conjuntura atual verificamos que cada líder político busca se encastelar em “estrutura pública” para se beneficiar e puder conseguir alguns “benefícios políticos”. Alguns Senhores tentam garantir o seu feudo com unhas e dentes, nem que para isso tenham que trair a sua história e deletar as críticas feitas aos adversários. Para se garantir no poder alguns vendem a sua alma ao diabo!

Nessa prática política provinciana, os “Senhores Feudais” pouco se preocupam com a ética ou com a decência, para eles o importante é manter-se no poder, é como se o povo realmente não tivesse memória, ou melhor, fossem meros vassalos e servos. Para alguns em 2012 será realizada mais uma eleição, para outros é um ano para escolhermos o melhor para cidade, mas para os “Senhores Feudais” será mais uma possibilidade de aumentar a estrutura do seu feudo. 

O interessante de processo é que todos os pré-candidatos se lançaram com base em projetos pessoais, e brigam agora para garantir o apoio dos “Senhores Feudais”, são eles que decidem os candidatos, são eles que abençoam, casam e assinam o divórcio político. Nessa história os eleitores são os últimos a serem consultados, ou quem sabe iludidos. Fica claro que para os Senhores, ou Coronéis como queiram, não importa engolir a História, as denuncias, as declarações, os processos judiciais, as acusações, é tudo natural. Para eles tudo têm um remédio, se aparece qualquer desconforto digestivo, eles usam um bom laxante, para manter a boa aparência, um super óleo de peroba.

Nossos políticos são verdadeiros camaleões, se adaptam facilmente ao ambiente, para tanto, já mataram “o azulão” e “o cabeça vermelho” para não criar controvérsias nos palanques e nos discursos. Quem agradece é a nossa fauna, que não irá mais servir de bandeira para tantos hipócritas e oportunistas! Os nossos “Senhores Feudais” devem ficar risonhos ao saber que a nossa FAFOPST é uma das piores do Brasil, ou que o nosso IDEB é dos piores da região do Pajeu. Porque para eles a educação não importante, o importante é o voto, nem que seja comprando, pois ele é quem vai garantir mais um mandato e o controle do feudo.

Alguém pode dizer que isso ocorre em todo o Brasil, o que é verdade, por isso é que o nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano criado pela ONU) é inferior a de vários países da América do Sul. Na verdade o Brasil ainda é um país colonial, e Serra Talhada uma Cidade Proviciana.