Durante a semana passada foi anunciado pela aliança Transnordestina Logística S.A e Odebrecht Infraestrutura, que os trabalhos de montagem da superestrutura da Ferrovia Transnordestina em de Serra Talhada começam no próximo dia 10 de abril. Essa notícia comprova que as obras da ferrovia continuam a todo vapor, porém uma pergunta fica no ar: e o entreposto vai ou não vai ser construído em Serra Talhada?

Essa discussão sobre o entreposto foi levantada em 2010 quando o vereador Zé Pereira apresentou um requerimento, que foi subescrito e aprovado por todos os vereadores, solicitando do Ministério da Integração Nacional e da Casa Civil, a inclusão de um entreposto em Serra Talhada, no projeto de construção da Transnordestina. Cópias do requerimento foram enviadas para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (o cargo era ocupado na época pelo atual ministro Fernando Bezerra Coelho) e para os Deputados Federais Inocêncio Oliveira, Pedro Eugênio, Fernando Ferro, Mauricio Rands (atualmente ele é Secretário de Estado), Gonzaga Patriota, Fernando Bezerra Filho e Armando Monteiro Neto (atualmente ele é Senador da República).

Paralelamente foi realizado um abaixo-assinado e uma reunião entre a construtora Odebrecht, a CDL, Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, na ocasião se discutiu a viabilidade da construção de um entreposto na cidade, tanto do ponto de vista estrutural do projeto como a importância para economia local e para todo o vale Pajeu. A discussão parecia que estava andando, porém, passados mais de dois anos, o assunto caiu no esquecimento. Vários outros projetos de menor, maior ou igual importância entraram na pauta política, desde a retomada de projetos na Barragem de Serrinha, passando pela Faculdade de Medicina, até chegar na ampliação do Aeroporto. Todos esses projetos são importantes, sendo que o único que está em andamento é o da obra da Transnodestina.

Então, diante dessa situação, é preciso que as atenções se voltem para a construção do entreposto, para esse a reivindicação seja concretizada, porque se ela não for incluída agora no projeto, provavelmente não teremos outra oportunidade e certamente ficaremos apenas a ver o trem. Em um momento em que se promove um verdadeiro carnaval somente para que seja feita a assinatura de uma ordem de serviço, e que audiências e mais audiências são realizadas de Recife a Brasília, apenas para gera fatos políticos, sendo que a sua maioria não passam de factoides, poderíamos aproveitar o momento para conseguirmos algo real e material, que beneficiaria não só a nossa população, mas também dezenas de cidades da região.

O que nos deixa em dúvida é se o problema para que a construção do entreposto seja realizado é por questões geográficas (o relevo ou a hidrografia da região), por falta de verbas, ou na verdade falta é vontade política? Caso seja vontade política, só resta a indignação e revolta contra os nossos gloriosos e onipresentes líderes políticos. Ao que parece o prestígio dos nossos políticos é equivalente à força de vontade que eles tem em resolver os problemas concretos, reais e urgentes que a nossa cidade tanto precisa.

*Paulo César é professor especialista em História Geral e bacharelando em Direito