gilsonPor Gilson Pereira, advogado e vereador de Serra Talhada

Através desse importante órgão de comunicação, venho expressar minha satisfação diante das notícias das obras a serem realizadas em nossa terra, tais como: reforma do terminal rodoviário, estrada de Varzinha, Caxixola e o asfalto da estrada de Bernardo Vieira. Fico feliz visto ser um pouco cético com promessas de políticos inconstantes, são severinos dos ramos.

Hoje acredito na concretização da obra de Bernardo Vieira. Felizmente agora tenho certeza do início e da conclusão desta. A respeito tive com o governador Paulo Câmara, levado por Sebastião Oliveira e o Deputado Rogério Leão, onde foi garantido, a mim e a Geni, a confecção do projeto executivo deste feito logo no início de sua administração.

Hoje estou alegre em razão de ter certeza que esse projeto já se encontra em pleno andamento. Por outro lado, realmente estou sendo informado constantemente por Waldemar Oliveira, que nos comunica que o projeto executivo já está pronto, com previsão de janeiro de 2016 para o início da obra. Inclusive com este cidadão nos atendendo a todo instante.

Eis a razão de acreditar em sua candidatura a prefeito de Serra Talhada, mais feliz ainda estou por o mesmo ser conhecedor da administração pública, sua função, seus requisitos e sua finalidade. Sendo professor no curso de Direito e apresentador de teses.

Precisamos de um prefeito que tenha preocupação da boa aplicação do dinheiro público e que saiba o que é probidade e responsabilidade administrativa, sem desviar de finalidade e sem deixar as verbas advindas desaparecerem como um passo de mágica.

Entende este como se faz uma administração participativa, em especial com audiências públicas junto com os cidadãos para que estes possam demonstrar suas prioridades, quando da aprovação da lei orçamentária, ponto importante e especial de qualquer gestor.

Veja também:   Jovens são perseguidos por assaltantes no centro de ST

Pois, o que sonho um dia é ver um governo municipal evoluído, cumprindo um slogan “O Governo e o povo”. Ou seja, uma sociedade politicamente organizada, onde todos possam agir com fim de construir uma nova e superior unidade. Em razão da busca do bem comum, sem perseguições politiqueiras, sem jogadas vergonhosas com o fito de levar o dinheiro do povo, em especial a educação, saúde e geração de empregos aos excluídos sociais.

Na verdade precisamos de uma administração fincada e regida na moralidade, na dignidade, na transparência do gestor na administração pública e na supremacia do interesse público, prevalecendo sobre o privado. Isto no sentido que, certamente, sejam aplicados os princípios que resultam na mais alta busca pelo efetivo respeito aos direitos de cada indivíduo, ainda que concebidos na coletividade, porque ambos advêm do desejo de organizar e traduzir os anseios da maioria.

A moralidade vem do termo “moral” com sua significação na medida em que o homem deixa de ser apenas instintivo para ponderar sobre as coisas, especialmente no que tangia à diferenciação entre o bem e o mal. Ela pode ser definida como a consciência daquilo que se coloca como correto e justo.

Na verdade é um sentimento ou comportamento humano direcionado à benevolência, em busca de um ambiente com valores que norteiem o convívio em sociedade, tornando a convivência coletiva equilibrada e respeito ao ser humano. Neste trilhar, Paulo Dourado de Gusmão se refere à moral como a tradução de um comportamento que leva em consideração os “motivos, intenções ou propósitos”.

Razão e motivo porque vou lutar para que se frutifique e se desenvolva a candidatura de Waldemar Oliveira a prefeito, advogado digno e competente. Capacitado, é a pessoa certa para dirigir os destinos de nossa cidade através de um governo que venha primar pelo social, pela educação, saúde, emprego, industrialização, e que veja o excluído social como gente e o agricultor como força importante no desenvolvimento sustentável.

Veja também:   Polícia apreende homens por fazer comércio de anabolizantes no Sertão de PE

Espero que se eleito que ponha em prática um governo democrático beneficiando o coletivo e o interesse público geral. Com relação a Sebastião Oliveira tenho orgulho de estar do seu lado, posto que tudo que prometeu para Bernardo Vieira, cumpriu.

Só fico completamente feliz no dia que vê o Mutirão, a Várzea, o Ipsep, Alto do Bom Jesus, Caxixola e demais bairros sem a presença de baratas, ratos, porcos e cães sardentos desfilando tranquilamente no meio da rua. Postos de saúde com médicos e medicamentos, escolas limpas e bons professores, estes devem ser bem pagos por serem a peça mais importante de um país, há anos vilipendiados nos seus direitos salariais.

Ainda, importante que o governante municipal venha dá conhecimento ao povo, em especial através da implantação e divulgação da elaboração do Orçamento Público com a participação popular, certamente priorizando os esclarecimentos a comunidade dos problemas de infraestrutura e de oferta de serviços públicos, tais como: serviços de esgoto, fornecimento de água, coleta de lixo, limpeza urbana, manutenção de estradas, habitação, saúde, educação, transporte urbano e iluminação pública em especial quando gerem insatisfação com a qualidade de vida da sociedade.

O certo é que a sociedade possa exigir dos governantes que os recursos arrecadados atendam suas demandas cumprindo os princípios da administração pública. Assim sendo, deve ser ensinado ao povo que o Orçamento é o instrumento legal que torna realidade e o que deve ser priorizado pelas políticas públicas. Destarte, a participação dos cidadãos na definição das prioridades para o gasto público possibilitará converter as demandas da sociedade em ações previstas nos programas de trabalho do administrador, constantes do Orçamento.

Veja também:   Motorista procura a DP após sequestrado em ST

Neste aspecto deve se ter como importantíssimo que as associações de bairros ajam sem presidente que tenha compromisso como políticos, vereadores, secretários, prefeitos e demais, que sejam independentes sem subserviências, verdadeiros fiscais municipais voluntários.

Na realidade quem mais deve ser fiscalizado é o vereador para que cumpra com o seu papel em prol da comunidade. Junte-se a isso a necessidade de uma ampla mobilização da comunidade que muitas vezes consegue colocar em prova até mesmo o contingenciamento que sirva para exigir o equilíbrio na realização da despesa com receita obtida. Mas também sirva para impedir a realização de uma ação não prevista na lei e que não  cause prejuízos a sociedade.

Lembrando ainda que, de dois em dois meses, cada governo é obrigado pela LRF a publicar um relatório resumido da execução do respectivo orçamento – inclusive divulgar na internet. Como certo, também que as prestações de contas do prefeito sejam efetivamente acompanhadas pela população através de audiências públicas com expressa demonstração das receitas e despesas em equilíbrios.

Realizando 50% desta recomendações da lei, legislação e doutrina a espécie, certamente não estaremos no céu, mas diante de um governo que se aproxima de uma administração democrática e participativa, onde o ser humano seja um troféu para o gestor e que a lei a respeito de tudo acima declinada seja o vox populis vox dei. Onde sua voz seja grito a pedir um homem probo e que possa ouvir sereno a voz rouca das ruas. Aqui vai meu respeito aos demais candidatos onde todos são pessoas que dignificam Serra Talhada. Que os desonestos após a prova de sua culpabilidade façam refeições e durmam na cadeia e ruminem o dinheiro do povo que levou. Que Deus seja louvado.