Jorge Apolônio é membro da Academia Serratalhadense de Letras e policial federal

Para que serve o vice no Brasil? Para nada. O brasileiro, que é apaixonado por futebol, nem para vice-campeão de copa do mundo de futebol dá importância. Somos duas vezes vice nisso, mas só lembramos que somos pentacampeões. Sem falar em vice-campeão olímpico. E na política, para que serve o vice? Para nada também, infelizmente. Infelizmente por quê? Porque vice tem um custo e deveria trabalhar para justificá-lo.

Luciano Duque foi um vice atuante, e isso o ajudou, além de Carlos Evandro, a eleger-se prefeito. Nunca antes na história deste município tivemos um vice tão atuante. Então por que não gerar condições para que Tatiana também o seja? A mulher fez campanha, teve seus votos, assumiu também compromissos perante o eleitorado como um todo e, especificamente, com as mulheres, tem potencial, quer trabalhar.

Por que desperdiçar seu talento e salário na ociosidade? A ser assim, é melhor extinguir o cargo de vice e economizar uma boa verba. É fato que lavar essa roupa suja na imprensa não ajuda na solução. Mandar o líder de governo negar o óbvio ajuda menos ainda e envolve mais um no imbróglio. Chamar o ex-prefeito para intermediar uma solução demonstra dependência e falta de competência para resolver as questões políticas. Todo mundo erra, inclusive os governantes, em detrimento de toda a sociedade.

(…) por que não gerar condições para que Tatiana também o seja? A mulher fez campanha, teve seus votos, assumiu também compromissos perante o eleitorado como um todo e, especificamente, com as mulheres, tem potencial, quer trabalhar.

O governo está no seu terceiro mês, é novo, está cometendo apenas seus primeiros erros. Tem que assimilar daí grande aprendizado para repercutir isso em eficiência. Foi para trabalhar com eficiência que a sociedade elegeu os dois, e é isso que a sociedade quer. Parem de futricas!