paulo césarPor Paulo César Gomes, escritor e professor

O recente ciclo de violência que assola Serra Talhada, desde o início de 2014, ganhou novos capítulos na semana que passou, em função das polêmicas declarações dadas pelo prefeito Luciano Duque ao jornalista Magno Martins. As palavras do prefeito, de que existe um grupo de extermínio atuando na cidade e 20 pessoas marcadas para morrer, ganharam proporções extremamente negativas. O que levou Serra Talhada a ser novamente tachada de “cidade sem lei” ou “cidade da violência”.

Rótulos como esses foram colocados na cidade pela imprensa nacional, principalmente pela TV Globo, quem exibiu duas edições do programa Globo Repórter, o primeiro em 1977, e o segundo em 1982, quando expôs ao Brasil a violência praticada na cidade sendo a única virtude dos serra-talhadenses.

Veja também:   Mulher é espancada após quebrar celular do marido em Calumbi

Ao contrário da imagem que a imprensa sensacionalista tentar forjar da nossa cidade é preciso que se diga que a população continua levando a vida normalmente, apesar do receio de novos embates e confrontos, a vida continua. O problema é que essa onda de violência acaba atrapalhado o comércio, a entrada de investimento e até a vinda de turistas para os eventos festivos tradicionais da cidade.

Por isso, é preciso que se analise por outro lado a fala do prefeito, pois indiretamente ele acabou acendendo uma luz vermelha. Ou seja, faz necessário um combate mais eficiente contra a violência, que não se resume apenas à vingança privada, mas também o crescente consumo de entorpecentes. Sendo assim, não há como combater a violência sem atacar as sua origens, e para isso é preciso que os poderes públicos atuem em conjunto com a sociedade para minar algumas raízes de câncer que atinge a nossa querida cidade.

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

Uma das saídas seria a convocação de uma audiência pública estadual para discutir o problema e traçar metas preventivas, investigativas e aplicação de políticas nos principais focos de violência do município. Seria também uma ótima oportunidade da população ficar cara-cara com os deputados estaduais, secretários de estado, prefeito, vereadores, juízes, promotores de justiça, Policia Militar, Rodoviária Federal e Civil, para que, em conjunto, pudessem debater e apresentar soluções a longo e a curto prazo.

O que não se pode é ficar inerte a tudo que está acontecendo. Até parece que os fatos recentes soam normais e que o Estado e a sociedade são incapazes de reagir a tudo isso. Serra Talhada é antes de tudo uma cidade hospitaleira e recebe a todos com se fossem seus filhos legítimos! Moramos em uma cidade charmosa e em meio a pessoas ordeiras e de bem. Serra Talhada é uma cidade do bem! É minha terra querida! Meu canto. E meu encanto!

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

Um forte abarco de paz a todos os amigos serra-talhadenses de nascimento e de coração!