Da Folha de PE

Todos os 12 meninos e seu técnico foram resgatados da caverna na Tailândia em uma delicada operação que foi concluída um pouco antes das 9h desta terça-feira (10), horário de Brasília. O terceiro dia da dramática operação de resgate para salvar o grupo que estava bloqueado há mais de duas semanas na gruta começou um pouco depois das 10h, horário da Tailândia, 0h de Brasília.

Nesta última fase, os mergulhadores, agora mais acostumados com o percurso, conseguiram fazer o trajeto em menor tempo, mesmo tendo que caminhar, escalar e mergulhar em trechos apertados. Cada um foi removido por dois mergulhadores. Quatro membros da equipe de resgate e um médico que estava na caverna cuidando do grupo ainda não retornaram.

Veja também:   Mercado público gera o primeiro confronto entre Márcia e Duque

Neste último dia, 19 integrantes da equipe de resgate, que contou com 90 tailandeses e estrangeiros, entraram na caverna. Eles elogiaram a coragem do grupo de futebol Javalis Selvagens, que nunca tinham feito um mergulho deste tipo antes.

Os resgatados da caverna inundada são encaminhados para uma unidade hospitalar, onde são colocados em quarentena e passam por uma série de exames para saber se contraíram infecções. Todos usam óculos escuros e têm algum tipo de problema no pulmão, sendo que dois apresentam sintomas de pneumonia.

Eles são alimentados com sopa de arroz e devem ficar até sete dias hospitalizados. No café da manhã desta terça, no entanto, foi aberta exceção para alguns e eles puderam comer pão com chocolate.

Veja também:   Homem é alvo de ataque e é ferido no pescoço e cabeça em ST

Por conta do quadro de saúde, foi descartada a possibilidade deles viajarem para assistir à final da Copa do Mundo, a convite da Fifa, no próximo domingo (15), em Moscou, na Rússia. “Não podem viajar, devem permanecer no hospital durante um tempo”, declarou Thongchai Lertwilairatanapong, funcionário do ministério da Saúde da Tailândia, em uma primeira entrevista coletiva sobre o estado de saúde dos garotos.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, convidou os meninos para assistir a final da Copa em uma carta divulgada no dia 6 de julho. “Se, como todos desejamos, se reencontrarem com suas famílias nos próximos dias e sua saúde permitir que façam a viagem, a Fifa ficaria feliz de convidá-los para assistir a final do Mundial-2018”, escreveu Infantino, em uma carta enviada ao presidente da Federação Tailandesa de Futebol.

Veja também:   Mulher é espancada após quebrar celular do marido em Calumbi