Paulo CésarPor Paulo César Gomes, Professor, escrito e colunista do Farol

O anuncio de que o pré-candidato a prefeito pelo PR é o neto do ex-deputado Inocêncio Oliveira, Victor Oliveira, reforça a ideia de que a política em Serra Talhada ainda reflete o atraso evolutivo em que se encontra, tal qual a época das “capitanias hereditárias” ou do “absolutismo europeu”. É bom também mencionar as obras de ficção, como por exemplo, a novela “Velho Chico”.

Antes de chegar ao nome de Victor Oliveira, é preciso que se registrem os fatos que levaram a desistência de Fonseca Carvalho ao posto de pré-candidato. É indiscutível que a postura dúbia do deputado Sebastião Oliveira em relação à frustrante aliança com Luciano Duque e a falta de “empolgação” dos ex-prefeitos Geni Pereira e Carlos Evandro foram decisivas para a atitude tardia de Fonseca.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

A atitude retarda do médico expôs publicamente as contradições existentes no bloco de oposição liderado pelo Partido da República. Em meio ao vácuo, o PR buscou no DNA de Inocêncio Oliveira a salvação de uma campanha que caminhava para um fracasso histórico. Já que até então não se via e nem ouvia unidade política no que um dia foi chamado de G11.

Victor Oliveira cai de para-quedas em uma disputa que se se iniciou em setembro de 2011, com a saída de Luciano Duque do PR e a sua respectiva entrada no PT, movimentação que culminou com a eleição de Duque. Durante todo o mandato, Duque não teve uma oposição a altura, nem na Câmara de Vereadores, e nem dos seus adversários políticos. As maiores críticas ao prefeito foram feitas mais por questões pessoais do que por discordância com o seu modelo de gestão.

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

Nesse sentido, Victor terá pouco a apresentar, pois foi uma figura ausente durante a gestão de Luciano Duque, o que não lhes garante a autoridade política para se contrapor ao petista. Sem contar que o fato de não ser conhecido pela população contará com um fator negativo. Isso porque o eleitorado local é extremamente conservador e não ver com bons olhos os chamados “forasteiros”. Resta a ele se apresentar com “um novo caminho”, talvez seja o eixo principal da sua campanha.

Os pontos positivos do nome de Victor estão relacionados à necessidade do PR de sair das cordas, e por isso vai entrar unido na campanha e com “todo gás”, bem como, com “muita fome” de virar o jogo. Além disso, o nome dele certamente será bem visto entre os jovens, seguimento decisivo na eleição. Por outro lado, a campanha de Victor Oliveira poderá ser uma das mais caras já vista na cidade, isso por que ele corre o risco de ficar em uma posição desconfortável em relação aos demais candidatos. Para o PR só resta agora correr atrás do prejuízo e colocar Victor Oliveira em condições de derrotar o “cooptador“ Luciano Duque, pois caso contrário, o neto do deputado Inocêncio Oliveira iniciará a carreira política com uma derrota histórica.

Veja também:   Vereador diz que Márcia só quer usar Sebastião por Marília

Um forte abraço e até a próxima!