DSC_0382

Fotos: Alejandro García / Farol

Comerciantes ficaram irritados com a desocupação de depósitos no Pátio da Feira Livre na tarde dessa terça-feira (31). A reportagem do FAROL conversou com os feirantes. Segundo eles, a ação realizada por uma equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico pegou todos de surpresa, desocupando boxes e bancas de venda após o fechamento dos comércios, quando os proprietários não estavam mais no ambiente de trabalho.

Um dos prejudicados foi o senhor José Martins Souza, de 66 anos, que trabalha há mais de dois anos no pátio. Ele alega ter tido uma parte de seus materiais levados pela equipe da prefeitura injustamente. E reclama que está com todos os impostos pagos à prefeitura e não deveria ter sido alvo das apreensões. Ao FAROL, ele fez questão de ser fotografado com todas as contas quitadas.

“Levaram umas caixas vazias, uma lona e uma corda, estava tudo amarrado juntinho. Não estava nem nas minhas bancas, é coisa pouca, mas para mim faz falta porque eu pego mercadoria com elas. As minhas bancas estão com todos os impostos pagos, esse material estava na banca do vizinho que é meu parente. Acharam que a dele estava parada, mas na realidade não está, o menino que cuida viajou. Ele estava com três boletos atrasados, mas ele já foi lá legalizar a banca. E o meu material eu quero o mais rápido possível”, disse José Martins.

???????????????????????????????

O feirante José Martins teve material recolhido pela prefeitura mesmo com todos os impostos pagos das suas bancas

O OUTRO LADO

A ação da Prefeitura de Serra Talhada é a continuidade do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público, e tinha como proposta retirar os vendedores ambulantes das ruas e realocá-los no pátio da Feira Livre. Em conversa com o FAROL, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que a ação surpresa aconteceu com o objetivo de desocupar boxes e bancas sem funcionamento. A intenção é abrir espaço para novos vendedores que ainda permanecem comercializando nas ruas e calçadas da cidade.

A prefeitura e o Ministério Público acordaram que até o dia 10 de abril esses espaços estariam livres para que, gradativamente, os vendedores sejam realocados. A operação contou com o apoio da Procuradoria Municipal, Controladoria, Guarda Municipal, Polícia Militar e MPPE.

DSC_0447

Prefeitura convocou força tarefa para desocupar boxes inutilizados no pátio da feira. Ação acabou irritando feirantes

DSC_0400

DSC_0354

DSC_0391