kirillO patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kirill, chegou nesta quinta-feira (11) em visita oficial a Cuba, onde celebrará um encontro inédito com o papa Francisco, após um cisma milenar do cristianismo.

Kirill, de 69 anos, foi recebido pelo presidente cubano, Raúl Castro, no aeroporto José Martí deHavana, mesmo local onde, na sexta-feira à tarde se reunirá com Francisco, no primeiro encontro entre os líderes das duas maiores religiões cristãs, separadas há mil anos.

“Com um sentimento muito caloroso, visito pela quarta vez o território de Cuba. Cheguei aqui em visita de amizade, a convite do chefe de Estado de Cuba”, disse Kirill ao desembarcar em Havana, a primeira escala de uma viagem que o levará ainda ao Paraguai e ao Brasil.

“Os povos da Rússia e de Cuba estão unidos por muitos anos de colaboração, cooperação e amizade” e “desejo o bem-estar do povo cubano”, acrescentou o patriarca, que visitou a ilha em 1995, 2004 e 2008, quando consagrou ali a primeira catedral da Igreja Ortodoxa Russa.

Do G1 Mundo