biaFotos: Alejandro Garcia / Farol

“Tu é meu amigo ou não é”, este era o bordão muito utilizado nos anos 90, pelo livreiro Antonio Avelar de Magalhães, 57 anos, ou simplesmente ‘Antonio de Bia’, um carismático torcedor do Santa Cruz Futebol Clube que também tem uma grande paixão: cinema e livros de bolsos. Hoje, residindo na praça Manoel Pereira Lins, Antonio de Bia guarda um acervo de cerca de 6 mil clássicos do cinema. Boa parte deles, roteiros do faroeste. Os sonhos de infância estão todos conservados e bem guardados, onde diariamente realiza viagens ao passado e até distribui cópias com os amigos.

Veja também:   Como Lula quer rever o 'liberou geral' para armas de Bolsonaro

“Sartana, Django, Ringo, Pecos ou que você imaginar eu tenho aqui guardado. Também tenho filmes históricos de espada e grandes clássicos do cinema que foram sucessos nos antigos cines Plaza e Arte, em Serra Talhada”, disse Antonio de Bia, contando como tudo começou.

bia 2

“Eu comecei vendendo livro de bolso na porta do cinema e fui o primeiro a botar uma banca de revista em Serra Talhada, na praça Sérgio Magalhães. Tudo foi feito com ajuda dos amigos que compraram uma rifa que me ajudou a fazer a banca”, relembra. “Até o Dr. Inocêncio Oliveira era meu cliente. Ele gostava de livro de bolso. Naquela época, também vendia muito os gibis de Tex Willlam, o ranger”.

Veja também:   Bolsonaro sobre especulações de prisão: ''Estou sob pressão''

Em 1995 a vida de Antonio de Bia sofreu uma guinada. Sem conseguir vencer o vício do álcool, o livreiro teve que largar tudo e ir embora para São Paulo. “Não tinha como dar conta da bebida. Na fase boa, tinha muitos amigos. Mas graças a Deus deixei isso de lado”, garante Bia, que assegura ter apagado do seu livro esta fase da vida. Com dois filhos, conversador e esbanjando alegria, Antonio de Bia ainda é o mesmo ‘menino maluvido’ das décadas de 70/80. Se tiver dúvidas, pode sapecar a pergunta: “Tu é meu amigo ou não é”? Detalhe: o livreiro tem orgulho de mostrar a sua coleção de clássicos para qualquer um que queira mergulhar na história do cinema e no mundo dos livros de bolsos.

Veja também:   Confira a previsão de hoje (05/06) para seu signo

bia 3