francineto

FOTOS: ALEJANDRO GARCIA / FAROL

O serratalhadense Francineto Leite se autointitula como um ‘velho marceneiro’. Mas ele é muito mais do que isso. Além de integrante da Academia Serratalhadense de Letras (ASL) é poeta e escritor e um artesão de primeira linha. Há dois anos, Leite testemunhou o drama de uma família que foi vítima de um acidente de trânsito por conta da mistura do álcool com o volante. De lá para cá o marceneiro não parou. Iniciou uma campanha solitária distribuindo panfletos nos semáforos e nas esquinas de Serra Talhada. Um apelo dramático para tentar despertar os motoristas sobre o caos que está se transformando o trânsito brasileiro.

“Particularmente acredito que a melhor maneira de encarar este problema é através de uma campanha permanente que provoque uma reflexão da sociedade sobre o tema. Bebida e direção é uma combinação das mais catastróficas e as estatísticas comprovam isso”, disse Francineto Leite, em conversa com o FAROL.

Veja também:   Homem é esfaqueado durante briga em bar

O mais curioso é que o ‘velho marceneiro’ além de lutar sozinho, banca a campanha com recursos próprios. Os primeiros 500 panfletos distribuídos foram pagos do seu bolso. Agora, Francineto se prepara para rodar mais algumas centenas de panfletos, nos próximos dias.

“Vou receber a metade do meu 13º Salário e vou investir todo na confecção dos panfletos. Não vou desistir e vou continuar fazendo a minha parte”, declarou Leite, aproveitando para anunciar que tem um sonho quanto ao projeto.

francineto 3

“Na realidade gostaria que meu apelo contra a junção do álcool e volante estivesse estampado em outdoors e banners. Mas como não tenho condições fico nos panfletos. Também sonho no dia em que uma lei seja aprovada pela Câmara de Vereadores, onde este recado estivesse disponível nos bares e restaurantes de Serra Talhada”.

Veja também:   Acidente mata uma pessoa e deixa duas feridas

De voz mansa e suave, Francineto Leite espera que a sua atitude possa mudar as estatísticas negativas no trânsito. “Ninguém está livre da ameaça iminente, pois há o risco de um louco irresponsável, bêbado, invadir a contramão e causar um acidente terrível. Não importa se quem morreu estava correto. Ele morreu correto por inconsequência de um irresponsável”, finalizou Leite.

Os interessados em colaborar com a luta solitária do ‘velho marceneiro’ podem ligar para 87- 3831-8908

francineto 2