Durante encontro no Palácio das Princesas, nesse domingo (29), para avaliar o quadro das enchentes em Pernambuco, o governador Paulo Câmara informou ao presidente Temer, presente com mais nove ministros e os presidentes do Senado e da Câmara, que 15 municípios foram fortemente atingidos no Estado, totalizando uma população da ordem de 787 mil pessoas.

Segundo ele, existem 30 mil desalojados e desabrigados. Em algumas cidades a média registrada chegou a superar os 300 mm. Tem também 14 escolas sem condições de realizar aulas, um hospital interditado e um município totalmente isolado. Existem ainda dois municípios sem energia e três com fornecimento parcial. O governador disse ainda que 16 sistemas de abastecimentos de água foram paralisados por falta de energia, prejudicando 2,2 milhões de habitantes.

PROVIDÊNCIAS

O governador informou também as providências tomadas, entre as quais a instalação do Gabinete Central da Crise, emissão de alertas, em tempo real, das condições das chuvas e variação dos níveis dos rios. Ainda a convocação de todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar para força tarefa nos municípios atingidos.

O governador fez referência ainda a dois helicópteros envolvidos nas operações de resgate de vidas e o deslocamento imediato de 200 policiais por dia nos municípios para salvamento e resgate. Ressaltou a decretação de estado de emergência nos municípios e o envio de colchões, lençóis, cobertores, travesseiros, fronhas e lonas plásticas, para o atendimento humanitário, além do envio de água e alimentos de pronto consumo.

Do Blog do Magno