Publicado às 09h desta quinta-feira (9)

Polícia Federal em Pernambuco (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), uma ação no Grande Recife. A ‘Operação Torrentes’ tem como objetivo desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e corrupção de servidores públicos ligados à Casa Militar do governo do estado. Segundo a corporação, há suspeita de irregularidades no transcorrer dos projetos de reconstrução de cidades da Zona da Mata Sul atingidas por enchentes em 2010 e em 2017. Os gastos nas intervenções chegaram a R$ 450 milhões.

Os agentes federais estão cumprindo 71 mandados judiciais. São 36 de busca e apreensão, 15 de prisão temporária e 20 de condução coercitiva, quando a pesoa é levada para a sede da PF para prestar depoimento. Também houve uma condução coercitiva no Pará.

Veja também:   Betânia distribui 4 toneladas de peixes

O ex-comandante da Polícia Militar de Pernambuco Carlos D’Albuquerque, o ex-chefe da Casa Militar de Pernambuco coronel Mário Cavalcanti, o ex-presidente do Ceasa Romero Pontual e o empresário Ricardo Padilha estão entre as pessoas que tiveram mandados de condução coercitiva emitidos pela Justiça.

Segundo a PF em Pernambuco, a investigação teve início em 2016, a partir de um relatório elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O dinheiro usado no processo de reconstrução das cidades castigadas pelos temporais, em 2010, foi repassadopelo governo federal.

A corporação informou também que foi verificado que, dependendo do objeto licitado, funcionários da Secretaria da Casa Militar direcionavam os contratos a diversos grupos empresariais em troca de contrapartidas financeiras. Para a polícia, há, ainda, indícios de superfaturamentos e não execução de contratos.

Veja também:   Calumbi entrega mais duas ruas pavimentadas

Do G1 Pernambuco