biblioteca mNa última segunda-feira (11) o recesso parlamentar foi quebrado em função de um projeto lei enviado pelo prefeito Luciano Duque, transferindo a responsabilidade de gerenciamento da Biblioteca Pública Cecílio Tiburtino, localizada no térreo da Câmara de Vereadores, para o Colégio Cônego Torres.

Caso a proposta seja aprovada, a biblioteca que é atrelada a Secretaria de Cultura, volta a ser responsabilidade da Secretaria de Educação. Entretanto, o projeto provocou reação negativa na maioria dos parlamentares, que temem um enfraquecimento do equipamento devido a falta de recursos.

“Precisamos avaliar e discutir bem este projeto antes de vota-lo. O governo vem repetindo que as despesas com a Educação estão altas, em especial os recursos do Fundeb. Por que retornar a biblioteca para a Secretaria de Educação, se naquela época tinha dificuldades em se pagar os funcionários?. Não se explica”, defendeu o vereador Sinézio Rodrigues, cobrando do prefeito justificativas.

O vereador Zé Raimundo Filho, também da base do governo, se manifestou contra  transferência para a Educação.

“Não houve uma discussão prévia e deveria ter mais clareza sobre o assunto. A partir do momento que a biblioteca for transferida, vai ter recursos do Fundeb? Como é que irão ficar os servidores?”, questionou. Os vereadores Pinheiro do São Miguel e Paulo Melo também se manifestaram contra o projeto que deve ser votado ainda esta semana. A biblioteca tem 11 funcionários e a maioria não concorda com a ideia do prefeito Luciano Duque.