Publicado às 10h desta quinta-feira (12)

A Prefeitura de Serra Talhada não digeriu às declarações do diretor do Hospital Regional Agamenon Magalhães, João Antonio Magalhães, que aqui neste Farol, responsabilizou o município pela superlotação na emergência da unidade (Leia Aqui).

Em nota a esta redação, a Secretaria de Comunicação Social rebateu as críticas e provocou o diretor a investigar possíveis irregularidades dentro do hospital. Confira a nota na íntegra.

Nota da Prefeitura de Serra Talhada

Diante da matéria veiculada no site Farol de Notícias, intitulada “Superlotação toma conta da emergência do HOSPAM em ST”, onde o diretor do hospital responsabiliza o Governo Municipal pela deficiência nos serviços do equipamento estadual, esclarecemos:

Em primeiro lugar, a Secretaria Municipal de Saúde sempre foi parceira do HOSPAM, colaborando de forma efetiva para que nenhum paciente deixasse de ser atendido e que todas as pessoas pudessem ter os devidos cuidados quando necessitassem dos serviços públicos de saúde cujo município pode oferecer.

Veja também:   Márcia abre jogos escolares em ST com mais de 2 mil estudantes

Todavia, virou rotina por parte da direção do HOSPAM, atribuir ao município a responsabilidade pela superlotação e falta de capacidade de atendimento do hospital, buscando, da pior forma possível, se isentar da responsabilidade que é do próprio HOSPAM.

Lamentamos, profundamente, que o Sr. João Antônio Magalhães, diretor do HOSPAM, afirme, sem conhecimento de causa, que a Atenção Básica do município não está funcionando.

Para que fique claro, salientamos que o município de Serra Talhada possui 23 Unidades de Saúde da Família (UFS), todas com equipe completa e atendimento integral, funcionando de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h e atendendo cerca de mil pessoas por dia; Além de ofertarmos exames regulados e liberação de medicação, o que garante o cumprimento das normas preconizadas pelo Ministério da Saúde conforme o PNAB; contamos também com a ampliação da cobertura da Atenção Básica, que foi implementada; e atendimento noturno para aumentar a oferta de consulta aos usuários que necessitarem de assistência médica neste período, proporcionando mais qualidade nos serviços.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú

AUDITORIA

No tocante à suspensão de serviços na rede complementar, é necessário esclarecer que foi realizado uma auditoria, onde foram identificadas graves irregularidades que estavam onerando os cofres públicos, e que só serão restabelecidos após o Hospital resolver os problemas de controle interno.

Podemos citar como exemplo, o fato do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães ter realizado no mês de janeiro deste ano apenas 33 cesáreas, enquanto o Governo Municipal, que atua apenas enquanto rede complementar, realizou 57. O que comprova que há uma inversão de valores considerando o caráter de cada ente.

Infelizmente, ao verbalizar tal afirmação com o único intuito de transferir para o município uma responsabilidade que compete a ele mesmo enquanto gestor de um equipamento público estadual, o diretor falta com respeito com a população de Serra Talhada, que utiliza diuturnamente os serviços ofertados na Atenção Básica do município.

Veja também:   PRF apreende carreta com 16 toneladas em Serra Talhada

Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, reforçando a necessidade de que o HOSPAM faça as devidas correções no seu controle interno para que possamos reestabelecer, sem distorções, todos os serviços que demanda a sociedade.

Secretaria Executiva de Comunicação Social