Fotos: Secretaria de Comunicação

O Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) foi flagrado nessa sexta-feira (25) descartando lixo comum e hospitalar no bairro da Caxixola, em Serra Talhada, nas proximidades do Ceu das Artes.

O flagrante foi feito por fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), ligada à Prefeitura de Serra Talhada. O curioso é que o Hospam já é reincidente.

Em outra ocasião, o hospital foi notificado e até uma multa foi expedida pela AMMA. Mas a direção da unidade além de não pagar, continuou sujando à ruas com lixo hospitalar.

Nessa sexta-feira, a AMMA emitiu uma nota pública condenando a prática do Hospam e cobrando explicações da XI Gerência Regional de Saúde (Geres) e do Governo de Pernambuco.

Na nota, a prefeitura tacha o ato de ‘irresponsável’ e acusa o Hospam de não apresentar a licença ambiental obrigatória e nem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Leia a nota na íntegra e confira as imagens:

 

NOTA DA AGÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

A destinação irregular de resíduos sólidos é um problema que afeta o meio ambiente e a qualidade de vida da população, representando um risco à saúde pública. Nesse sentido, a Agência Municipal de Meio Ambiente de Serra Talhada (AMMA) vem a público repudiar a atitude do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães – HOSPAM pela destinação inadequada de lixo em locais inapropriados localizados no município de Serra Talhada.

Nesta sexta-feira (25), fiscais da AMMA flagraram pela segunda vez um caminhão jogando lixo oriundo do HOSPAM – tanto lixo comum quanto hospitalar – em um terreno nas imediações do CEU das Artes, no bairro da Caxixola. A AMMA informa que o hospital, que é de responsabilidade do Governo do Estado de Pernambuco, já havia sido multado e notificado pela irregularidade e por não apresentar a licença ambiental obrigatória e nem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS.

O hospital, no entanto, além de não pagar a multa e não procurar a AMMA para a devida regularização continuou desrespeitando o órgão regularizador municipal e jogando lixo na cidade, mesmo a Prefeitura de Serra Talhada tendo se colocado à disposição para realizar a coleta regular do lixo comum.

Por fim, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) cobra explicações da XI Gerência Regional de Saúde, ao mesmo tempo em que lamenta a conduta de um órgão estadual como o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães – HOSPAM, que mesmo tendo a missão de cuidar da saúde das pessoas e salvar vidas, insiste numa prática irregular e perigosa, que além de poluir o meio ambiente, representa um grave risco para a sociedade humana.

Agência Municipal de Meio Ambiente de Serra Talhada (AMMA)