Do G1

Estão abertas até 9 de setembro as inscrições para a edição 2019 do Global Teacher Prize. Em sua quinta edição, o prêmio oferece um milhão de dólares (cerca de R$ 3,7 milhões). As inscrições devem ser feitas pelo site www.globalteacherprize.org.

Podem participar os professores de ensino fundamental e médio que deem aulas presencialmente ou online, cumprem uma carga horária mínima de dez horas de trabalho por semana e planejam seguir lecionando pelos próximos cinco anos.

Três fases

O prêmio, organizado pela Varkey Foundation, tem três fases: primeiro, 50 professores serão pré-selecionados até dezembro de 2018. Em fevereiro de 2019, o premio anunciará os dez finalistas.

Veja também:   Governo federal vai financiar reconstrução da ponte em Baltimore

Eles serão levados até Dubai, nos Emirados Árabes, para a cerimônia de premiação, durante o Fórum Global de Educação e Habilidades, marcado para março de 2019.

Na edição 2018, o Brasil teve dois professores pré-selecionados entre os 50 melhores, e um deles esteve entre os dez finalistas. Quem venceu foi Andrea Zafirakou, uma professora de artes do Reino Unido.