Na manhã desta segunda-feira (2) o vereador Zé Pereira (PT) decidiu ingressar com um requerimento junto ao prefeito Carlos Evandro, solicitando a aprovação de um decreto reconhecendo que Serra Talhada está em estado de emergência. Isso, em função da estiagem que castiga a maioria dos distritos da Capital do Xaxado. O parlamentar já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada (STRST).

“O quadro de sobrevivência na zona rural de Serra Talhada se agrava a cada dia. É necessário que se aprove com urgência o estado de emergência para facilitar medidas práticas em favor dos agricultores”, disse Zé Pereira. Ele garantiu que a crise de abastecimento de água é o que mais preocupa a maioria das famílias na zona rural da cidade.

O FAROL conversou com o agricultor Belizário Gomes da Costa, 48 anos, morador do assentamento  Tres Irmãos, na zona rural. Ele confirma as preocupações do vereador Zé Pereira. “A situção é crítica. Já tem gente que está passando fome. Só bebemos água quando vem carro-pipa. Quando acaba temos que beber água de cacimba”, lamentou o agricultor. A votação do requerimento acontece na noite desta segunda-feira.

Confira o requerimento: