joão pauloComo novo comandante da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) terá à sua disposição 101 cargos comissionados distribuídos pelos vários departamentos da autarquia. Após seis meses sem cargo público ou eletivo (o mandato de deputado federal acabou em janeiro), o petista é empossado na manhã de hoje, em solenidade prestigiada pelo ministro da Integração, Gilberto Occhi, governador Paulo Câmara (PSB), prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) e outras autoridades.

João Paulo é o segundo petista a ser contemplado com cargo federal. O primeiro foi Mozart Sales, que saiu derrotado da disputa por uma vaga na Câmara Federal em 2014. Sales foi nomeado para uma diretoria da Hemobrás no final de março. Na lista de “quadros políticos” apresentada pelo Diretório Estadual do PT ao Governo Federal, ainda permanecem na espera o ex-prefeito do Recife, João da Costa (PT), e o ex-deputado federal Fernando Ferro (PT). Os dois também não alcançaram a vitória na corrida eleitoral do ano passado.

Desde que se colocou como oposição ao PSB no Recife e no Estado, o PT local vive um período longo fora de alguma esfera de poder. A derrocada teve início em 2012, quando, também por consequência das brigas internas, o partido perdeu a Prefeitura do Recife para os socialistas.

No último pleito, o PT sofreu uma nova derrota, que o tirou de vez do protagonismo. Não conseguiu eleger João Paulo senador, nenhum deputado federal e diminuiu a bancada na Assembleia Legislativa de sete para dois (com o recente falecimento do ex-deputado Manoel Santos).

( Do Jornal do Commercio )