crc

Fotos: Farol de Notícias/Alejandro Garcia

A redação do Farol recebeu a visita do presidente do Conselho Regional de Contabilidade- CRC- José Gonçalves Campos Filho, que foi eleito em janeiro,para o Biênio 2016/2017. Nesta entrevista, na companhia de outros companheiros, o presidente fala dos planos da entidade para o interior. Confira.

Farol- Presidente, seja bem-vindo a redação do Farol de Notícias. Qual o objetivo da sua primeira visita como presidente do conselho à Serra Talhada?

José Gonçalves- Sim, é, como presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco é a nossa primeira visita, haja vista que assumimos a gestão do conselho por um mandato de 2 anos agora no dia 04de janeiro de 2016. Estamos aqui percorrendo a cidade Serra Talhada, com o projeto que foi inicializado na gestão de 2012, 2013 em que denominamos pelo nome de rota contábil.

O rota contábil é um projeto que começou em 2012 de uma forma mais modesta e agora a gente está com uma forma arrojada. Então, por exemplo, chegamos aqui ontem na cidade de Serra Talhada, onde ontem mesmo lá por umas 19h30 já  fizemos uma palestra para cerca de 200 alunos da faculdade FIS, onde passamos uma mensagem sobre as perspectivas da profissão de  contabilidade e hoje iniciamos já o dia percorrendo, já viemos da Secretaria da Fazenda, onde fizemos uma visita ao diretor da fazenda aqui no município de Serra Talhada e estamos agora na entrevista nesse programa, daqui vamos para a Receita Federal para a Junta comercial e outros órgãos, logo mais, do que estamos fazendo, uma prestação de contas que estamos fazendo e já mostrando um plano de ação que temos já definido nesse início de gestão para os próximos 2 anos.

Farol- Com relação a esse plano, o Senhor pode explicar o que é o Rota Contábil?

José Gonçalves: Esse projeto Rota Contábil, é um projeto que a gente tem de estreitamento de relações com  as entidades de classe ligadas, a  Secretaria da fazenda, a receita Federal, a  Fazenda estadual, Junta comercial e os outros órgãos, a contabilidade.

Também trazemos uma palestra para os profissionais de contabilidade porque a gente busca uma aproximação haja vista a dificuldade do profissional sair daqui ou por exemplo, a gente reunir sessenta, setenta, oitenta profissionais de contabilidade aqui e o conselho vem lá de Recife para cá trazer essa mensagem. Que seria muito difícil essa quantidade de profissionais sair daqui da região para ir lá para o Recife saber o que o conselho está fazendo. Então, nós viemos em uma comitiva, somos uma comitiva de dez conselheiros que está aqui presente mostrando a importância da contabilidade, mostrando o respeito que o Conselho Regional de Contabilidade tem com os profissionais da contabilidade. Isso nós fazemos, nós percorreremos em 2 anos todas as 21 delegacias que temos instaladas no estado de Pernambuco.

Farol- O senhor diria que está tendo uma mudança de conceito de perfil do conselho, vocês estão passando a interiorizar saindo da capital e se aproximando dos contadores do interior. Afinal são 420 km, então, a ideia do conselho é diminuir essa distância, é isso?

José Gonçalves- Exatamente, lá atrás quando inauguraram a delegacia de Serra Talhada que eu não sei precisar quantos anos tem essa delegacia aqui, mas já foi em busca dessa aproximação. Ou seja, o pessoal de contabilidade de Serra Talhada não precisa ir ao Recife para resolver algum problema, para solicitar alguma informação ou algum serviço. Instalamos  essa delegacia em Serra Talhada o profissional vai à Serra talhada e lá ele é atendido. O serviço é prestado a ele aqui com a comunidade aqui da região.

Nós identificamos que não bastava só a delegacia para ser instalada, a gente queria estreitar, queria saber quem é o presidente, qual é a mensagem que o presidente tem. O que é que os conselheiros que estão aqui hoje fazem pela contabilidade Pernambucana, então, é isso que nós viemos em Serra Talhada hoje trazer essa mensagem para esse profissional de contabilidade para que ele conheça a contabilidade, o conselho regional da cidade para que ele se sinta mais próximo, nós não somos nenhum deus intocável que não se pode chegar perto, somos pessoas simples normais como qualquer um, somos um profissional, eu apenas estou nesse momento como presidente do Conselho de Contabilidade, então, é essa mensagem, esse estreitamento de relações que a gente quer trazer para o pessoal da  contabilidade, até porque tem um detalhe muito interessante aí, é que o conselho regional de contabilidade ele existe  e ele presta um serviço ao profissional de contabilidade.

Nós temos as funções que são três funções básicas, o registro profissional, a educação continuada, que é  são os treinamentos, a capacitação e a fiscalização desses profissionais, mas na realidade o conselho existe, e não é só o conselho que eu trabalho qualquer conselho  de classe que existe, para prestar serviços à sociedade porque nós existimos, nós oferecemos o registro , nós oferecemos os treinamentos capacitando o profissional para que  se sinta mais valorizado, que a auto estima dele aumente, que ele preste um serviço de maior qualidade para a população e quem é essa população? população não. Quem é esse empresário? É a sociedade! Então, nós existimos para prestar serviço para a sociedade e não apenas para o profissional de contabilidade.

crc 2