oabA OAB Serra Talhada vai realizar um grande protesto para exigir celeridade na apreciação de processos dentro da esfera judiciária local. Em entrevista à Rádio Cultura FM, nesta quinta-feira (31), o presidente da seccional Estefferson Nogueira disse que, por conta do atraso no judiciário, a classe de advogados vem sendo responsabilizada. O ato está programado para acontecer no próximo dia 7 de agosto em frente ao Fórum Estadual, no centro da cidade.

Segundo Estefferson Nogueira, existem clientes que estão esperando até cinco anos para que procedimentos caminhem no judiciário de Serra Talhada. Sem aguentar tanta demora, muitos vem colocando em xeque a atuação dos advogados.

A OAB local espera que os magistrados da cidade fortaleçam o movimento pela cobrança de melhorias nas condições de trabalho junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A reivindicação se estende ao pedido de contratação de mais juízes e servidores no Fórum da capital do xaxado.

Atualmente, em Serra Talhada, o poder judiciário vem atuando com demanda de processos muito alta para a quantidade de juízes e varas, o que sobrecarrega o trabalho e acarreta no atraso da apreciação de processos.

O FAROL registrou, em junho de 2013 (relembre), que só na vara criminal existiam cerca de 5 mil procedimentos esperando resolução. Somando aqueles existentes nas demais varas, o número chega a 18 mil.

“Os juízes da comarca de Serra Talhada são guerreiros. Eles solicitaram ao TJPE o aluguel de uma casa na cidade para abrir mais uma vara aqui no intuito de adiantar a demanda reprimida, mas o Tribunal de Justiça não concedeu”, lamentou o presidente da OAB, afirmando que a medida iria diminuir de forma significativa a demanda de casos a serem analisados.

Além da classe de advogados, o protesto prevê a presença também das famílias que amargam a falta de celeridade do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

“A lentidão da Justiça não é responsabilidade dos advogados”, lembra Estefferson Nogueira, em nota enviada à imprensa. Durante entrevista à rádio Cultura FM, o vice-presidente da OAB Serra Talhada, Pio Alves Queiroz, avaliou que a situação está um caos.

CONFIRA A NOTA DA OAB-SERRA TALHADA

oab2