Maxsuel Aquino é Professor

Publicado às 04h57 desta quarta-feira (17)

“A culpa sempre será jogada para o professor. Passo por isso todos os anos, os pais não aparecem durante o ano letivo, em nenhum dos bimestres, quando chega no final do ano que o filho é reprovado, aparece para culpar o professor.

Sou professor no Ensino Médio e isso acontece com frequência. Eles passam o ano preocupado com formatura achando que por ser concluinte não pode ser reprovado.

O ano que passou fiz exatamente como o professor Elissandro (relembre), mesmo sem ter obrigação fiz cinco provas de recuperação, o detalhe é que as provas foram elaboradas com questões das listas e provas anteriores nas quais eu havia respondido três questões objetivas e duas discursivas, e ainda dava a chance de corrigir as questões objetivas se estivessem erradas e mesmo assim ainda teve reprovados.

Uma das mães ficou revoltada, foi na direção, fez um movimento grande, mas não teve jeito. Existe uma portaria que trata sobre avaliação e é bem clara, não atingiu a média é reprovado.

Podem ir no MP ou em qualquer outro lugar, não existe isso de obrigar o professor mudar nota.

Não tem como ensinar a quem não quer aprender. A realidade das escolas públicas no Brasil é essa, ninguém leva a sério. Para ser um professor bom, só precisa enrolar e aprovar todo mundo, infelizmente esse é o conceito de bom para a maioria dos pais e alunos.

No momento da aula a maioria dos alunos não prestam atenção, ficam conversando ou mexendo no celular, alguns usam fones, se o professor for reclamar, corre o risco de ser agredido.

Certa vez pedi para uma aluna parar de conversar, sabe o que ela respondeu? “Eu não respeito a minha mãe vou respeitar um danado de um diabo de um professor! ”

Meu carro está com arranhão feito por alunos, já ameaçaram. Já fui ameaçado.

No mínimo os pais deveriam apoiar o professor, se o filho está com dificuldades, converse com o professor, com a equipe pedagógica durante o ano, não deixe para depois do resultado final.

Concluo com uma frase de Andrea Ramal, “Reprovar não é solução, mas aprovar quem não aprendeu é pior!”