Publicado às 05h12 desta sexta-feira (16)

Partindo de uma proposta mundial, professoras, alunas e demais mulheres sertanejas se reunirão na Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (Fafopst/Aeset) para participar do clube de leitura, Leia Mulheres Sertão.

O projeto pretende promover um espaço de leitura das literaturas produzidas por mulheres. O primeiro encontro será no auditório da instituição no dia 23 de março, a partir das 19h30.

Em conversa com o FAROL, a professora Daniela Malta, mediadora do clube, explicou que a iniciativa é gratuita e aberta a toda a comunidade serra-talhadense. Em homenagem ao mês da poesia serão discutidos poemas da carioca Cecília Meireles.

“Aqui no Sertão a gente precisa promover espaços de leitura. E o Leia Mulheres Sertão é uma espaço para mulheres que leem, mulheres que leem mulheres e que fazem diferença no cenário cultural. As reuniões acontecerão sempre na última sexta-feira de cada mês e com uma autora diferente. É um projeto proposto por mim e estamos em parceria com o curso de Letras e a primeira turma que nos acompanha é a do 3º período”, detalhou.

Daniela Malta é uma das mais competentes professoras de Língua Portuguesa do município e região. Segundo ela, o clube de leitura será um espaço para leitores e não para alunos e professores.

“Vale salientar que não serão aulas de literatura, vamos desfrutar a leitura de textos e discursos de uma porta voz feminina. O mercado editorial e o cânone literário são sumariamente masculino. E a gente se pergunta quem são as nossas autoras e quais os seus lugares de fala. Como a gente vai lutar por feminismos com lugares de fala, como diz Djamila Ribeiro, se nós não tivermos essa fala”.

PROJETO LEIA MULHERES

Em 2014 a escritora Joanna Walsh decidiu levantar a bandeira feminina no campo da literatura com a campanha #ReadWomen2014, felizmente essa campanha vem se propagando pelo mundo e ajudando jovens leitoras e escritoras.

No Brasil a campanha ganhou forma com a iniciativa Leia Mulheres, dirigida por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques. Em Pernambuco o projeto também acontece mensalmente na livraria do Shopping Rio Mar, em Recife, na última segunda-feira de cada mês. Agora chega a Serra Talhada, participe!