Publicado às 04h43 deste domingo (3)

A histórica imagem em destaque é um registro memorável da mais importante geração de professores serra-talhadenses, que atuou entre o início dos anos 1970 até os dias atuais.

Alguns desses mestres foram responsáveis por educar e inspirar a vida de muitos jovens, em uma época em que as oportunidades para se conquistar um diploma universitário era extremamente limitada, e muito mais do que isso, ajudaram a dar uma nova dinâmica educacional, social e cultural a cidade, que na primeira metade do Século XX era essencialmente rural, e que a partir dos 1950, passou a ter aspectos e estrutura de cidade moderna.

Outro fator a ser destacado, é que esses educadores foram importantes em contexto social de extremo conflito entre clãs familiares, que durante os anos 1970, 1980 e 1990, chegaram a travar verdadeiras guerras particulares.

De alguma forma, a mensagem disseminada pelos nossos mestres mudou o rumo e o destino de muitos serra-talhadenses, seja no campo pessoal e até mesmo profissional, haja vista a grande quantidade de empresários, médicos , advogados, engenheiros, e inclusive, de jovens professores.

Entre os presentes na imagem citamos os professores Geraldo Luiz, Napoleão Simões Filho (Pimpo) e José Pedro Sobrinho (Zé Pedro), entre outros.

Compartilhe isto: