kaioUm Projeto de Lei de autoria do deputado do PMDB, Kaio Maniçoba (foto), vem causando discussões acaloradas nas últimas semanas no campus da Uast/UFRPE, em Serra Talhada. A polêmica gira em torno da emancipação da unidade acadêmica, que passaria a ter status de Universidade Federal do Sertão, com políticas de gestão e recursos próprios.
No entanto, o projeto 5173/2016 sequer foi discutido com a comunidade acadêmica, fato que vem deixando os ânimos acirrados na UFRPE, que reprovou a forma unilateral como a medida foi tomada.

O PL, que tramita desde maio na Câmara dos Deputados autorizando o Poder Executivo a criar a universidade, encontra-se em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Trabalho, Administração, Serviço Público; Educação; Finanças e Tributação da Casa. Mas pode ser retirado da pauta de discussões com o avanço da pressão do corpo acadêmico. Kaio Maniçoba tem a prerrogativa de retirá-lo dos trabalhos do Congresso antes que chegue ao plenário.

O deputado peemedebista tem principal base eleitoral em Floresta e nos últimos anos buscou se aproximar muito do eleitorado de Serra Talhada e do prefeito Luciano Duque (PT), visando 2018. O alinhamento entre os dois levou o deputado a subir no palanque de Duque durante as convenções partidárias para as eleições municipais deste ano. A sintonia entre eles também fez com que Luciano abraçasse a causa da emancipação da Uast.

Meses atrás, o prefeito petista fez gestão junto ao Governo do Estado, pedindo atenção e o apoio do governador Paulo Câmara para que ele possa intervir junto à bancada de deputados federais pernambucanos pela aprovação do projeto 5173/2016 (relembre). 

REAÇÃO NEGATIVA

Porém, sem dialogar com o corpo acadêmico, a ação dos políticos vem sendo encarada com grande desconfiança pela maioria de professores, diretores e alunos. Desde então, várias assembleias estão acontecendo na Unidade Acadêmica de Serra Talhada visando discutir o tema.

O resultado de um destes debates culminou na emissão de uma nota da direção geral da Uast, corroborada pela Reitoria da UFRPE, onde fica claro a insatisfação com a postura do deputado Kaio Maniçoba.

A nota enfatiza que o parlamentar sequer buscou ouvir as entidades representativas antes de sugerir a medida, já que pode provocar grandes mudanças, algumas consideradas negativas. No documento, é solicitado a suspensão do trâmite do projeto até que seja devidamente discutido com o corpo acadêmico.

Confira na íntegra:

 nota-ufrpe