Depois do matadouro, agora chegou a vez da cadeia pública de Serra Talhada. O promotor de Justiça Vandeci de Souza Leite vai ingressar com uma Ação Civil Pública contra o Governo do Estado, pedindo reformas e interdição da cadeia, localizada as margens da BR- 232. O promotor anunciou a decisão após realizar uma vistoria no local, no último dia 7 de junho, na companhia da vereadora Vera Gama (PHS).

Além da superlotação – o local abriga 96 detentos- foram detectadas várias irregularidades. Entre elas, absoluta falta de higiene e ausência de vasos sanitários. (Veja matéria no FAROL ). Para reforçar a sua decisão, o promotor convocou uma reunião no último dia 17 com pessoas e entidades que trabalham com os detentos. Entre elas, a Pastoral Carcerária e a Igreja Presbiteriana.

“Conversei com as pessoas na busca de sugestões na implementação de algumas medidas mais urgentes. E acabei descobrindo falhas mais graves”, disse o promotor Vandeci. Segundo ele, a Lei de Execuções Penais exige que cada município tenha o chamado Conselho da Comunidade, mas, em Serra Talhada, o conselho não funciona há muito tempo.

“Ele tem o objetivo de apontar os problemas das unidades prisionais”, declarou. Após a reunião que durou cerca de duas horas, o promotor anunciou a decisão de impetrar a Ação Civil Pública. “Farei isto tão logo retorne do recesso. Vamos solicitar a intervenção e a reforma da cadeia pública”.

A noticia foi bem recebida pelos presentes. Principalmente pela vereadora Vera Gama que vem lutando por isso há quase dois anos. Segundo ela, em breve uma comissão deverá ir até Recife, para levar o caso ao governador Eduardo Campos. “Esta audiência já está sendo marcada e vou até o fim. Já enviei apelos e requerimentos. Mas chegou a vez do contato direto”, disse Vera, afirmando que a luta em prol dos detentos é uma causa humanitária.