Por Eduardo Sá, advogado serra-talhadense

Nessa onda de protesto no país, notam-se ações próprias de brasileiros que se dedicam a um país mais justo e equitativo, visando direitos fundamentais citados e provindos de nossa Constituição Federal, que designa direitos inerentes e inegociáveis dos que fazem parte dessa nação e se doa por tal.

São notórios, nesse momento, comportamentos diferenciados daquilo que entendemos por manifestos racionais, gerando burla esbulho e badernas, dos quais mancham a conduta de quase um todo, daqueles que de bom ânimo reivindicam o que lhes é próprio, os direitos oferecidos por nossa carta magna e o país estado no qual vivemos. Cada um, com sua realidade, busca nas maiores capitais do Brasil, a diminuição das tarifas nos transportes públicos, os gastos de quase 28 bilhões de reais em relação à copa do mundo, entre outros motivos relevantes, de acordo com sua realidade regional.

Os protestos, desde que sejam ordeiros e tenham fundamentos lógicos, devem ser manifestos, justo porque vivemos em um país livre e democrático, que obteve seus direitos através de grandes manifestações nacionais, como foi o caso do AI5, na época dos governos militares, ou os caras pintadas no governo Collor, manifestações estas que geraram no seio do povo brasileiro, princípios de dignidade e respeitabilidade.

Hoje notamos, mais uma vez, essa mobilização nacional, inclusive a ação de algumas pessoas no interior de nosso estado para aderirem tal reivindicação. Quanto a essa postura, no que diz respeito a protesto em Serra Talhada e outros protestos no nosso Pajeú, tenho por equivocada e com pouca criatividade social, devido a realidade em que vivemos, pois nosso problema mais relevante não seria o de transporte público apenas, mas a priori seria o da seca, ou o da morosidade do sistema da adutora em nosso nordeste.

Pergunto-me por que não houve protesto por esses motivos meses atrás? Ou por que não houve manifestações sobre o quesito copa do mundo no Brasil na época de sua real divulgação? É certo que o problema da seca em nosso nordeste é de tempos longínquos, mas que com o passar dos anos se agravou bastante, e que também o avanço da tecnologia pode proporcionar meios viáveis de amenização dessa problemática entre nós.

Acredito que deveríamos propor ações de protestos de acordo com essa realidade, que é a nossa, não que sou contrário ao movimento que desejam fazer em nosso interior, nas questões em evidencia no nosso país, apenas que tenhamos uma postura mais acirrada sobre os problemas que norteiam o nosso sertão e os malefícios trazidos por políticos irresponsáveis que é o partidarismo cego e idólatra, capaz de tirar a visão progressista do cidadão serratalhadense, minando em sua mente utopias político-partidárias, afastando cada um do real direito do cidadão brasileiro, trocado por miseres notas de reais ou outros benefícios de cunho pessoal, distanciando-se, ainda mais, da verdadeira essência do que é ser cidadão, do que é ter dignidade, do que é fazer política social