Do NE 10

Orquestras de frevo, desfile de agremiações, shows musicais e muito bolo. É assim que Recife e Olinda vão comemorar os aniversários nesta segunda-feira (12). Para não perder a festa, fique atento à programação.

Na capital pernambucana, a celebração dos 481 anos começa cedo. Às 6h, orquestras de frevo e personagens da cultura popular vão invadir os cruzamentos das Avenidas Rui Barbosa, Caxangá, Norte, Boa Viagem e Agamenon Magalhães.
Desfile de agremiações no Recife

À tarde, às 15h, é a vez das agremiações vencedoras do concurso especial do Carnaval deste ano comemorarem o aniversário do Recife com um desfile no Boulevard Rio Branco, no Bairro do Recife. Ao todo, vão se apresentar 33 agremiações, entre troças, clubes de frevo, blocos de pau e corda, maracatus de baque virado, caboclinhos, tribos de índios, bois de Carnaval, La Ursa e escolas de samba.

Devido ao desfile, a CTTU vai monitorar os cruzamentos da Avenida Alfredo Lisboa com a Rua Vital de Oliveira, Cais do Apolo com Avenida Rio Branco e Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, das 7h às 23h. Se houver necessidade, os pontos serão bloqueados a partir das 17h.

A Família Salustiano vai colocar todo mundo para dançar ao ritmo de coco, ciranda, cavalo marinho, maracatu e frevo, às 19h, no palco montado na esquina da Rua Dona Maria César com a Boulevard Rio Branco. O bolo de 400 quilos será distribuído ao público em 3.500 fatias individuais.
Comemorações em Olinda

Já em Olinda, a repicada dos sinos das igrejas do Sítio Histórico vão dar início à comemoração dos 483 anos. Na Cidade Patrimônio, nesta segunda-feira será feriado.

Para movimentar os cidadãos, será realizado aulão de ginástica das 8h às 14h na orla de Bairro Novo. Para as crianças, terá programação especial que inclui espaço de recreação infantil, com brinquedos infláveis na Praça do Carmo, das 14h às 18h. Na praça, também haverá shows de Júnior Chumbago e Família e da Orquestra Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo).

Os bonecos gigantes não vão ficar de fora dessa festa. Às 15h, na Avenida Colibri, 5ª etapa de Rio Doce, ocorrerá desfile de 35 bonecos gigantes. A festa em Olinda termina às 19h, com o corte do bolo e show pirotécnico, também na Praça do Carmo.