centro 2

Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

Nota da Comunidade Boa Nova- Serra Talhada

A Comunidade Boa Nova em Serra Talhada desde 2009, realiza o acolhimento de pessoas usuárias de drogas lícitas e ilícitas desde dezembro de 2011 no Centro de Recuperação Dom Francisco Mesquita, que funciona em Juazeirinho, zona rural de Serra Talhada. A obra foi construída pela diocese com recursos oriundos da Festa da Padroeira e mobilização da sociedade de Serra Talhada. Nestes 04 anos já passaram cerca de 100 acolhidos e muitos terminaram o ano de tratamento. Nos primeiros anos a comunidade procurou triar o publico em zona de risco e perceber o tipo de droga utilizada na cidade. Hoje, 13 rapazes estão acolhidos na casa, mas a capacidade é para 20.

A construção foi administrada pela paróquia, com especial participação do padre Gilvan e da Osope em estreita comunhão com Dom Egídio, bispo de diocese de Afogados da Ingazeira. Nossa missão na cidade vai completar 6 anos dia 08 de setembro e nosso acolhimento faz 4 anos. São muitos os que procuram ajudam, em Serra Talhada, hoje, acompanhamos alguns jovens que passaram por nosso acolhimento e estão conseguindo seguir a vida sem utilizar nenhum tipo de droga, os demais são acompanhados pela família ou voltaram para a cidade de origem ficam sob a responsabilidade de algum grupo da igreja.

centro

“Nosso método de tratamento para libertação do uso das drogas e do álcool é unicamente: oração, trabalho e convivência fraterna. Trabalhamos com agricultura, fabricação de vassouras ecológicas – feitas de garrafas pet – limpeza, jardinagem, construção, pintura e a manutenção dos ambientes comuns. Propomos aos acolhidos o período de um ano onde são assistidos por missionários da Comunidade Boa Nova. Nossos custos são mantidos pelo povo de Deus, que de bom coração faz sua doação através de um carnê de contribuição ou com alimentos, roupas, material de higiene pessoal e de limpeza, recolhem garrafas pet para fabricação das vassouras.”, explicou padre Gilvan Bezerra.

De acordo com o pároco, alguns empresários também se unem ao trabalho, mas também são realizados eventos evangelizadores e preventivos, onde a venda de comidas ajudam na manutenção da missão. “Quando se faz necessário, a nossa sede ou outra casa de acolhimento Boa Nova ajuda. Temos 10 casas de acolhimento no Nordeste. Viajamos pregando retiros e encontros em várias cidades, escolas e onde Deus nos abre portas. A diocese sempre que pode nos ajuda e as paróquias também. O nosso acolhimento é gratuito e mantido especialmente pelo trabalho dos missionários de vida e aliança, acolhidos e pessoas de bom coração que se tornam parte da missão com sua doação.

As pessoas que se interessarem em contribuir com a ação realizada no Centro de Recuperação Dom Francisco Mesquita pode entrar em contado com padre Gilvan e demais missionários pelos telefones:  (87) 9.8822-2680,  9.8824-3384 ou  9.9936-0455.

centro 6