Da Folha de PE

O governo britânico anunciou, nessa quinta-feira (13), apoio à 17ª Parada da Diversidade de Pernambuco. A edição ocorre a partir das 9h do domingo (16), em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A ação consiste no estímulo ao combate à homofobia no Estado. O cônsul britânico no Recife, Graham Tidey, detalhou como será essa participação no movimento que, desde 2001, reúne milhares de LGBTQI+.

O governo britânico vai atuar de forma intensiva na troca de informações com os militantes e ativistas das políticas públicas que podem ser trazidas do Reino Unido para o Brasil, especificamente para Pernambuco. Na parada, o governo levará um bloco para espalhar sua marca, “O amor é ótimo”. De acordo com Tidey, a participação do Reino Unido no Estado é de grande importância. “Estamos dando esse apoio a Pernambuco devido a vários fatores. A importância desse suporte começa no âmbito turístico e vai até outras áreas”, conta.

Veja também:   Ponte desaba em Baltimore após colisão de navio

Durante a entrevista, a empresária e produtora cultural Maria do Céu foi nomeada madrinha do bloco Love is Great (em tradução livre, o Amor é ótimo) que sairá pela primeira vez no Recife. “Me sinto muito honrada em ter recebido essa condecoração. Esse gesto só fomenta a importância e me dá mais força para permanecer com a minha militância, enquanto cidadã, pelos direitos da população LGBTQI+ no Estado” declarou ela.

Maria do Céu reiterou a importância do apoio à Parada. “A gente que está na linha de frente sabe melhor que ninguém qual o impacto que esse evento tem na vida das pessoas. Muitas vezes, conseguimos ajudar esse público de maneira imensurável, e esse suporte agrega muito valor para a gente. Até mesmo com exemplo”, contou.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú

Segundo o cônsul, o principal objetivo da ação é trazer às escolas do Estado o ensino diversificado e inclusivo. “Lá na Inglaterra nós já temos um ensino que envolve o estudo da diversidade sexual e de gênero. Trazer esse estudo para Pernambuco, um Estado tão diverso, vai ser uma das nossas maiores alegrias. Contribuir para um ensino inclusivo é o nosso objetivo”, disse.

Curso

O governo britânico também anunciou uma parceria com o curso de design de moda do Senac. As alunas do 4° módulo do curso ficaram responsáveis pela criação das roupas exclusivas das drags que representarão a marca na parada. Entre as inspirações estão ícones da comunidade LGBTQI+, tais como os artistas Elton John, Freddie Mercury, David Bowie e Spice Girls.